Nesta segunda-feira (21), a equipe feminina sub-17 da Ferroviária foi superada por 3 a 2 pelo São Paulo, na Fonte Luminosa, na primeira partida da final do Paulista da categoria. Os dois gols da AFE foram marcados por Aninha, aos 23 minutos do primeiro tempo, e aos 18 da segunda etapa.

Diante de um bom público na Fonte Luminosa, com quase 600 pessoas, o São Paulo saiu na frente do placar aos 19 minutos do primeiro tempo com Vitorinha. Quatro minutos depois, Aninha empatou de pênalti. Antes do término da primeira etapa, a zagueira Grazy tentou afastar de cabeça, mas acabou mandando contra o próprio gol da AFE. No segundo tempo, aos 18 minutos, novamente Aninha empatou a partida, dessa vez em um chute de fora da área. Já nos acréscimos da partida, aos 42, Isa Morais marcou o terceiro gol do São Paulo.

A decisão do título paulista será no domingo (27), às 15 horas, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Para conquistar o título, as Guerreirinhas precisam vencer por dois ou mais gols de diferença. Em caso de vitória simples por um gol de diferença da Ferroviária, independentemente do placar, a decisão irá para os pênaltis.

 

Torcida da Ferroviária compareceu em bom número na Fonte.

 

Jogadoras agradecem apoio da torcida ao final da partida.

 

As Guerreirinhas vão em busca do título inédito. Em 2020, ficaram com o vice-campeonato. A Ferroviária disputou todas as edições do Paulista feminino sub-17, desde 2017.

Veja as participações grená:
2017 – quartas
2018 – semifinal
2019 – semifinal
2020 – vice-campeã
2021 – semifinal

ANO HISTÓRICO
A Ferroviária chegou na final em todas as competições de base estadual disputadas em 2022. A equipe sub-14 venceu o Festival da Federação com sede em Araraquara, e decide o título contra o Corinthians, vencedor da sede de Santo André; a equipe sub-15 foi campeã paulista após derrotar o Centro Olímpico por 3 a 1; a equipe sub-20 foi campeã paulista após derrotar o São Paulo por 1 a 0.

Ainda neste ano, a equipe sub-16 conquistou o “Conmebol Fiesta Evolución”, a Libertadores da categoria, após derrotar o Liga Vallecaucana nos pênaltis por 4 a 3 (no tempo normal, empate em 1 a 1).

Pela Seleção Brasileira de base, a Ferroviária teve representantes nas conquistas dos títulos Sul-Americano sub-17 e sub-20, e também nas disputas da Copa do Mundo sub-20 e sub-17.

Texto e fotos: Tiago Pavini/Ferroviária SAF