Nesta segunda-feira (21), a equipe feminina sub-17 da Ferroviária foi superada por 3 a 2 pelo São Paulo, na Fonte Luminosa, na primeira partida da final do Paulista da categoria. Os dois gols da AFE foram marcados por Aninha, aos 23 minutos do primeiro tempo, e aos 18 da segunda etapa.
Diante de um bom público na Fonte Luminosa, com quase 600 pessoas, o São Paulo saiu na frente do placar aos 19 minutos do primeiro tempo com Vitorinha. Quatro minutos depois, Aninha empatou de pênalti. Antes do término da primeira etapa, a zagueira Grazy tentou afastar de cabeça, mas acabou mandando contra o próprio gol da AFE. No segundo tempo, aos 18 minutos, novamente Aninha empatou a partida, dessa vez em um chute de fora da área. Já nos acréscimos da partida, aos 42, Isa Morais marcou o terceiro gol do São Paulo.
A decisão do título paulista será no domingo (27), às 15 horas, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Para conquistar o título, as Guerreirinhas precisam vencer por dois ou mais gols de diferença. Em caso de vitória simples por um gol de diferença da Ferroviária, independentemente do placar, a decisão irá para os pênaltis.


As Guerreirinhas vão em busca do título inédito. Em 2020, ficaram com o vice-campeonato. A Ferroviária disputou todas as edições do Paulista feminino sub-17, desde 2017.
Veja as participações grená:
2017 – quartas
2018 – semifinal
2019 – semifinal
2020 – vice-campeã
2021 – semifinal
ANO HISTÓRICO
A Ferroviária chegou na final em todas as competições de base estadual disputadas em 2022. A equipe sub-14 venceu o Festival da Federação com sede em Araraquara, e decide o título contra o Corinthians, vencedor da sede de Santo André; a equipe sub-15 foi campeã paulista após derrotar o Centro Olímpico por 3 a 1; a equipe sub-20 foi campeã paulista após derrotar o São Paulo por 1 a 0.
Ainda neste ano, a equipe sub-16 conquistou o “Conmebol Fiesta Evolución”, a Libertadores da categoria, após derrotar o Liga Vallecaucana nos pênaltis por 4 a 3 (no tempo normal, empate em 1 a 1).
Pela Seleção Brasileira de base, a Ferroviária teve representantes nas conquistas dos títulos Sul-Americano sub-17 e sub-20, e também nas disputas da Copa do Mundo sub-20 e sub-17.
Texto e fotos: Tiago Pavini/Ferroviária SAF