Na tarde desta quinta-feira (11), as Guerreiras Grenás receberam as jogadoras de futebol das escolinhas da Secretaria de Esportes de Araraquara. As meninas puderam acompanhar o treino na Fonte Luminosa, que antecede a partida contra o Fluminense, no retorno do Brasileirão Feminino.

Para o Gestor das escolinhas de esportes de Araraquara, Toco, que também foi jogador da Ferroviária, o momento significou muito para as garotas que sonham em ser profissionais da modalidade. “É muito importante para incentivar elas a comparecer aos treinos. Hoje temos dois polos específicos femininos, no Jardim Esplanada e na área de lazer do Melhado, recebendo meninas de 6 a 17 anos de idade”, disse.

Toco, Gestor das escolinhas da Secretaria de Esportes de Araraquara

A técnica Jéssica de Lima relembra de como deu os primeiros passos no futebol e também na carreira em comissão. “Olhar essas meninas me fez lembrar de que eu sai de um projeto de Prefeitura também e dei aula em projeto como esse”. De Lima ainda completa. “O que sempre me cativa quando eu vejo essas meninas é o brilho no olhar que a gente enquanto profissional, atleta e comissão, nunca podemos perder. A admiração em estar no estádio, é o mesmo entusiasmo que a gente tem que ter pro jogo. As vezes a rotina do dia a dia faz com que a gente esqueça, e quando vem uma visita dessa, com meninas com muitos sonhos, mostram pra gente ‘Ou! Lembra aí o que você fez pra conquistar o que você conquistou’”, ressaltou.

Os polos exclusivos de futebol feminino existem na cidade de Araraquara há quatro anos, e o objetivo é capacitar cada vez mais meninas para realizarem seus sonhos, como comenta Tocco. “A Ferroviária está com essa parceria com a Secretaria de Esportes para a evolução do futebol feminino, hoje o clube é referência no Brasil, então é um momento gratificante para as garotas das escolinhas que estão muito felizes por essa oportunidade que o clube está dando no dia de hoje”, comentou.

O momento marcou também o reencontro de Nicoly e Silmar, que foi o primeiro técnico da volante e multicampeã das Guerreiras Grenás no Sub-15 do time grená.

Professor Silmar e a volante Nicoly, na Fonte Luminosa

“Quando eu olho pra elas, meninas que estão buscando o seu sonho, eu acabo projetando aquela menina que começou, que tinha sonhos, então faz uma volta ao nosso passado pra gente reverenciar e honrar o nosso presente.” – Jéssica de Lima, técnica das Guerreiras Grenás.

Texto e fotos: Cárila Covas/Ferroviária SAF