O futebol feminino Sub-20 da Ferroviária retornou nesta quarta-feira (10), sob novo comando. Para a temporada, a categoria terá como técnica Andréia Rosa, a primeira mulher ex-jogadora formada na Ferroviária a assumir o comando de uma categoria do clube.

Nas duas últimas temporadas, Andréia esteve ao lado da técnica Jéssica de Lima, na equipe principal, onde juntas alcançaram a melhor campanha da Ferroviária na primeira fase do Brasileirão Feminino, e posteriormente o vice-campeonato nacional, além do título da Copa Paulista Feminina.

“Já ser auxiliar era um privilégio muito grande, mas hoje sendo técnica de uma categoria é um motivo de muito orgulho. A missão é formar atletas e eu sei que o nível vai ficar muito mais competitivo, porque a equipe principal também elevou o nível técnico, então vamos ter que trabalhar muito para elas subirem e se manterem com qualidade”, contou Andréia.

Além da formação, a equipe também vai seguir lutando por títulos, já que é a atual campeã do Paulista Feminino Sub-20 (de duas edições) e conquistou a 3ª colocação da primeira edição da Brasil Ladies Cup Sub-20. “Como ex-atleta, não tem como não pensar em competitividade, não pensar em vitória, em ser campeã. Se não tiver esse sentimento e a mentalidade de vencedora não faz sentido, porque nós precisamos de resultados também”, disse a técnica.

A comandante grená também falou do elenco Sub-20. “Acredito muito no trabalho e nesse grupo, são meninas que trabalham juntas há muito tempo. Vamos ter de quatro a seis competições em um ano de calendário cheio e espero que possamos valorizar e honrar a camisa da Ferroviária, já que o Sub-20 está muito alinhado com o profissional. Tudo o que fizermos vai ser muito próximo ao que a técnica Jéssica de Lima e sua comissão pensam, para quando as jogadoras tiverem oportunidade na categoria de cima, não terem tanta dificuldade”, apontou Andréia.

Além da equipe principal, a nova técnica do Sub-20 já passou pela comissão do futebol feminino Sub-15 da Ferroviária, ao lado de Anderson Clayton, Zequinha e Rosa.

ANDRÉIA ROSA
Quando Andréia tinha quatro anos, ela e sua família se mudaram de São Pedro do Turvo para o Clube Náutico Araraquara, anos depois para a cidade de Araraquara e, depois, para Américo Brasiliense, onde vivem até hoje. Sua trajetória no futebol começou aos 13 anos, na Escolinha de Futebol Society do Play Soccer.

Andréia é a única atleta com participação determinante em quatro momentos históricos do time feminino da Ferroviária: início do projeto entre 1999 e 2001, no momento em que a equipe chegou muito perto do fim em 2009, autora do gol que deu o nome de ‘Guerreiras Grenás’, na partida diante do Santos, na Fonte Luminosa, em 2010, e na conquista do segundo título do Brasileiro (2019). Ela também representou a Seleção Brasileira Feminina, conquistando a medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Como jogadora, ela chegou a atuar na Ferroviária, no Saad, no Botucatu, no Palmeiras, no Centro Olímpico, no Avaldsnes (da Noruega) e no Grêmio.

 

Texto e fotos: Cárila Covas/Ferroviária SAF