Nesta quarta-feira (15), a equipe feminina sub-20 da Ferroviária estreia no Brasileiro da categoria contra o Juventude-RS, às 17 horas, na Fonte Luminosa. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Ferroviária e portões abertos para o torcedor comparecer e apoiar as Guerreirinhas.

São 20 clubes distribuídos em quatro grupos com cinco times cada nesta primeira fase. Classificam para a próxima etapa os dois melhores de cada chave, iniciando a fase mata-mata.

A Ferroviária está no Grupo B, ao lado de São Paulo-SP, Santos-SP, Corinthians-SP e América-MG. Pelo regulamento, as equipes do Grupo B enfrentarão as equipes do Grupo A em turno e returno na primeira fase. No Grupo A, estão Internacional-RS, Grêmio-RS, Atlético Mineiro-MG, Juventude-RS e Coritiba-PR.

Veja tabela das Guerreirinhas:
15/03 – FERROVIÁRIA x Juventude-RS
22/03 – FERROVIÁRIA x Internacional-RS
29/03 – Grêmio-RS x FERROVIÁRIA
19/04 – FERROVIÁRIA x Coritiba-PR
27/04 – Atlético-MG x FERROVIÁRIA
02, 03 ou 04/05 – Juventude-RS x FERROVIÁRIA
09, 10 ou 11/05 – FERROVIÁRIA x Grêmio-RS
16, 17 ou 18/05 – Coritiba-PR x FERROVIÁRIA
23, 24 ou 25/05 – Internacional-RS x FERROVIÁRIA
30, 31/05 ou 01/06 – FERROVIÁRIA x Atlético-MG

A técnica Júlia Passero falou sobre a preparação para a disputa. “Nosso grupo se apresentou no início de janeiro com um desafio pela frente, de fazer o diferente. Tivemos uma temporada de muito aprendizado no ano passado, com as conquistas claro, que a gente leva na bagagem. Facilita o entrosamento da equipe, mas ao mesmo tempo é muito desafiador”, disse.

A goleira Yanne também falou sobre a preparação. “A gente vem se preparando muito bem, desde o início de janeiro, muito focadas nessa preparação. Junto com toda a comissão técnica fizemos análise de vídeo, reuniões setoriais, treinos técnicos, táticos. Então a gente está fazendo o nosso máximo, tanto as atletas quanto a comissão pra que a gente possa dar o nosso melhor no campeonato”, comentou.

Sobre o novo formato de disputa da competição, com jogos de turno e returno, Júlia Passero falou sobre a importância dessa nova configuração. “Pensando em processo de formação de adolescente e atletas, tem um tempo necessário para absorver esse aprendizado. Então quando a gente tem uma tabela com jogos a cada seis dias, toda semana tem um jogo, a gente consegue ver a evolução da atleta, consegue ver um melhor desempenho e uma absorção de aprendizado. Como também uma melhor análise do adversário. Tenho pra mim que os jogos serão bem competitivos, com a certeza que a gente pode melhorar e analisar para ver nossas melhores tomadas de decisões, tanto para atletas quanto para a comissão técnica”, analisou.

Grazy falou sobre jogar na Fonte Luminosa. “Jogar na Fonte é um honra imensa, pelo fato da torcida estar nos apoiando. É muito gratificante”, pontuou. Ela foi a capitã da equipe campeã paulista sub-20 ano passado, e também falou sobre manter o nível da equipe. “Vai ser sempre um desafio manter o alto nível, mas a Ferroviária exige isso, porque a gente joga com excelência. E o que a gente vem apresentando nos treinos, eu tenho certeza que a gente vai manter o alto nível, ou ainda melhor”.

Apesar de ser um campeonato sub-20, a equipe da Ferroviária conta com jovens atletas. É o caso da volante Bia Araújo, de 16 anos. “Independentemente da categoria, vestir a camisa da Ferroviária é uma honra. E as meninas me ajudam muito, dentro e fora de campo. Quando eu erro elas (jogadoras mais experientes) me ajudam a acertar, me motivam sempre”, falou.

Veja matéria completa produzida pela TV Ferroviária:

 

PRESENTE EM TODAS AS EDIÇÕES
A participação das Guerreiras Grenás em campeonatos de base já está consolidada. A Ferroviária participou de todas as edições dos Campeonatos Brasileiro sub-16 e sub-18 que foram realizadas (2019, 2020 e 2021) antes da competição mudar a faixa etária (o sub-16 virou sub-17 e o sub-18 virou sub-20).

No Brasileiro sub-20 do ano passado, após liderar o Grupo C de forma invicta na primeira fase, a Ferroviária foi eliminada na segunda fase. Ao todo, foram nove jogos, com seis vitórias, um empate e duas derrotas, terminando a competição na quinta colocação geral dentre as 24 equipes.

2022 HISTÓRICO
O ano de 2022 foi histórico para as categorias de formação do futebol feminino da Ferroviária. Ao todo, foram nove competições disputadas, com seis finais e cinco títulos conquistados. Além disso, as Guerreiras tiveram representantes nas conquistas do Sul-Americano com a Seleção Brasileira nas categorias sub-17 e sub-20, e também nas disputas da Copa do Mundo sub-17 e sub-20. Veja mais CLICANDO AQUI .

Texto e fotos: Tiago Pavini/Ferroviária SAF