A Ferroviária é um clube plural cujo grande valor é ser mais que um time, ser uma cidade. Ser uma cidade é manifestar-se através de ações sociais que visam colaborar para melhorias da vida dos cidadãos e da sociedade como um todo.

Em 2023, em homenagem à nossa eterna Guerreirinha Esther Martins, que perdeu a vida no final de 2022, o clube inaugura um projeto permanente cujo nome é uma alusão ao apelido de Esther: estrelinha. Surge assim o “Esthrelinha”.

Este projeto visa arrecadar fundos e criar laços com entidades sociais da cidade e microrregião que atuam na resolução de demandas da sociedade. A primeira ação do projeto “Esthrelinha” será mediante a doação de 10% da renda líquida da partida entre Ferroviária e São Paulo, nesta próxima quinta-feira (19), para a Oficina das Meninas.

Rosimeire Regina de Souza é coordenadora geral do Oficina das Meninas e falou sobre a importância do apoio da Ferroviária. “Muito importante um clube como a Ferroviária ser parceira de um projeto social como a Oficina das Meninas por vários fatores, entre eles o engajamento social, a divulgação, a credibilidade e seriedade de um clube que transforma vidas através do esporte. Também alimenta sonhos e trabalha em prol de uma sociedade melhor. Essa parceria mostra como podemos e devemos, através de ações simples e pontuais, mudar uma sociedade olhando pelos vulneráveis e apoiando projetos sérios”, disse.

Ela também falou sobre a ação de destinar parte da renda da partida contra o São Paulo para o projeto. “Irá contribuir para que o projeto social Oficina das Meninas continue transformando vidas, através do esporte, educação, cultura, saúde e valores. A Oficina das Meninas agradece a Ferroviária, o clube de nossa cidade, seus dirigentes, torcedores e toda a população de Araraquara e deixa a mensagem que, somente através do amor e da solidariedade, podemos transformar o mundo”, pontuou.

O Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas é uma organização não governamental sem fins lucrativos, idealizada por Adélia Bellodi Privato, que tinha o sonho de criar uma instituição para acolher meninas em situação de vulnerabilidade social. A missão da Oficina é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio da participação e convivência em espaços e atividades – culturais, educacionais e sociais – complementares à família, à escola e à comunidade.

As atividades são direcionadas principalmente para crianças e adolescentes do sexo feminino, de 06 a 17 anos, provenientes de famílias de baixa renda, em que predominam mulheres como provedoras (mulheres “chefes de família” sejam mães, avós, tias ou responsáveis legais), residentes na região periférica da cidade de Araraquara.

Embora Araraquara tenha um bom desenvolvimento econômico e social, há um número significativo de crianças e adolescentes fora dos programas e políticas sociais, vivendo em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência, negligência e abandono. Enxergando essa lacuna social e o exitoso trabalho da Oficina das Meninas, a Ferroviária escolheu esta instituição para inaugurar o projeto em homenagem à Esther.

Mais ações ocorrerão ao longo do ano, seja com visitas, auxílios, doações e arrecadações em partidas das equipes afeanas. O bem-estar dos cidadãos araraquarenses é também o nosso. Mais que um time, uma cidade!

Conheça mais sobre a Oficina das meninas e contribua você também:
Oficina das meninas
Site oficial: https://oficinadasmeninas.org.br/
(016) 3322-6232 | administrativo@oficinadasmeninas.org.br
Endereço: Padre Manoel da Nobrega, 552, Parque Alvorada – Araraquara- SP | CEP: 14807-155