Na última segunda-feira (12), a nova técnica das Guerreiras Grenás, Jéssica de Lima, concedeu sua primeira coletiva de imprensa como comandante da Ferroviária. Jéssica estava na Seleção Brasileira Feminina sub-20 e, desde que chegou ao clube, já comandou três treinos até a manhã desta quarta-feira (14).

A estreia oficial será na quinta-feira (15), na partida contra o São Paulo, na Fonte Luminosa, às 21h30min, pela 5ª rodada do Paulistão Feminino.

A nova técnica falou sobre sua chegada à Ferroviária. “É um motivo de muita honra estar aqui, comandando esse time grandioso. Eu estou me sentindo muito em casa na cidade, no clube, com as pessoas que aqui estão. Eu só consigo ter um sentimento de honra em relação à Ferroviária”, exaltou.

Jéssica também comentou sobre os primeiros dias de trabalho com a camisa grená. “O caminho a gente está conquistando dia a dia no clube. Visualizando, olhando e tentando enxergar as questões das ideias de jogo que já existem com as que eu acredito. Eu tenho muita coisa pra agregar, mas acredito que a gente vai se encontrar no melhor caminho. E o melhor caminho é pôr a Ferroviária nos trilhos novamente. A Ferroviária tem que estar no lugares mais altos de qualquer tipo de campeonato, toda jogadora que pôr essa camisa tem que entender isso, tem que estar dentro dela. E o caminho que a gente vai trilhar é do entendimento meu, com o grupo e com o clube, pra aí a gente conseguir encontrar as melhores estratégias para solucionar qualquer situação que possa eventualmente acontecer. E já visualizar para o jogo do São Paulo. A gente está num processo de investigação ainda e tentando olhar com calma o que a gente vai conseguindo colocar para que a gente possa maximizar o que já tinha, e o que não estava dando muito certo, no meu modo de ver, tentar melhorar. É esse caminho que estou tentando utilizar no momento”, pontuou.

Jéssica trabalhou com Aline Gomes e Yanne na Seleção sub-20, e falou sobre as categorias de formação das Guerreiras. “Falando de oportunizar, eu acho que a própria cultura da Ferroviária já faz isso por si só. A gente tem muitas jogadoras da base já inseridas na categoria adulta aqui”, disse. Na última partida da Ferroviária pelo Paulista, contra o São José, três jogadoras formadas na base grená iniciaram como titulares, e nove foram relacionadas para a partida. Além disso, em 2022, as categorias de formação das Guerreiras Grenás já conquistaram três títulos: Libertadores sub-16, Paulista sub-15 e Paulista sub-20, além de ter atletas nas conquistas do Sul-Americano com as Seleções sub-17 e sub-20, e o terceiro lugar na Copa do Mundo sub-20.

Ela ainda finalizou falando sobre a proximidade do estilo de jogo da Ferroviária com o estilo dela. “A identidade da Ferroviária é muito clara pra mim: quando tem a posse de bola, é uma equipe muito envolvente, inteligente. Um time com uma leitura diferenciada de jogo, que trata muito bem a bola e que sabe aproveitar os espaços que o adversário proporciona. E defensivamente é um time que incomoda o tempo inteiro, um time que dá muito trabalho para a equipe adversária, que impõe uma postura defensiva muito grande. E o meu estilo de jogo é muito parecido, o que eu penso sobre futebol é muito parecido com o estilo da Ferroviária. É também uma questão que contribuiu pra minha decisão de estar aqui, porque a identidade da Ferroviária é muito próxima do que eu acredito como pessoa”, comentou.

Confira coletiva completa:

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF