No último sábado (30 de julho), a goleira Luciana foi campeã da Copa América com a Seleção Feminina, após vitória por 1 a 0 contra a Colômbia. Foi uma campanha perfeita: seis jogos, seis vitórias, 20 gols marcados e nenhum sofrido.
Com esse título, a Seleção Brasileira consolidou sua soberania no futebol sul-americano. Em 2022, conquistou as três competições continentais disputadas: sul-americano sub-17 e 20 e Copa América.
Em todas as conquistas, haviam Guerreiras representando a Ferroviária. Ao todo, as Guerreiras somam oito atletas campeãs, sendo seis no sub-17, uma no sub-20 e uma na principal.
Em março, a Seleção sub-17 conquistou o Sul-Americano no Uruguai com seis atletas da Ferroviária: a goleira Leilane, a lateral-direita Yasmin, a zagueira Ana Grazyelle e as atacantes Rhaissa, Natalia Vendito e Aline Gomes. Em todas as partidas da campanha do título, pelo menos um gol foi marcado pelas Guerreirinhas. Aline Gomes marcou seis gols e foi a vice-artilheira da competição. Na partida que definiu o título, vitória por 1 a 0 contra a Colômbia, o gol saiu dos pés da Rhaissa, com assistência de Aline Gomes. A lateral Luana Gusmão se tornou jogadora da Ferroviária após o título continental.
Em abril, a Seleção sub-20 conquistou o Sul-Americano no Chile, e a goleira Yanne esteve representando a Locomotiva. Yanne, ao lado de Aline Gomes, estão convocadas para a disputa da Copa do Mundo Feminina sub-20, que será disputada na Costa Rica entre 10 e 28 de agosto.
Em julho, a Seleção Principal conquistou a Copa América na Colômbia, e a goleira Luciana esteve representando as Guerreiras. Além da Luciana, a meia Fany Gauto disputou a competição continental, chegando ao quarto lugar com a Seleção do Paraguai.
Também teve atleta representando a Ferroviária na Europa: a meia Suzane disputou a Eurocopa por Portugal no mês passado.
CONVOCAÇÕES
Além de Yanne e Aline Gomes confirmadas na disputa do Mundial sub-20, a CBF divulgou na quinta-feira (04) a lista de atletas convocadas para a Seleção sub-17 para um período de preparação visando a Copa do Mundo sub-17. Quatro Guerreirinhas estão presentes: a goleira Leilane, a zagueira Ana Grazyelle, a lateral Luana Gusmão e a atacante Rhaissa.
GUERREIRINHAS COM TÍTULOS
Em 2022, as categorias de formação das Guerreiras grenás estão conquistando bons resultados. Já foram dois títulos: a Libertadores sub-16 e o Paulista sub-20. No domingo, o time sub-15 disputa a semifinal do paulista contra o Futebol Feminino Campinas, em Santana do Parnaíba, em busca da final.
A Ferroviária é a única equipe de São Paulo a disputar todos os campeonatos de formação possíveis em 2022.
Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF
Foto: Thais Magalhães/CBF