Neste sábado (26), a Ferroviária enfrentou a Portuguesa-RJ na Fonte Luminosa e empatou em 1 a 1, em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. O gol da Locomotiva foi marcado pelo volante Nando Carandina, aos 17 minutos do segundo tempo. Com o resultado, a AFE chegou a quatro pontos conquistados, e ocupa a primeira colocação do Grupo A7.

A Ferroviária volta a campo na próxima quarta-feira (30), às 20h30min, novamente na Fonte Luminosa, desta vez para enfrentar o Cascavel-PR.

O JOGO
Foi um jogo bem movimentado desde o início. Logo no primeiro minuto, após cruzamento na área, Dudu Vieira chutou mas a bola desviou na zaga adversária. Aos três minutos, Bruno Mezenga arriscou de fora da área, mas o goleiro defendeu. Aos 28 foi a vez da Portuguesa-RJ chegar com perigo e perder um gol dentro da área. Aos 30, Lucas Mendes recebeu passe de Nando Carandina e arriscou para o gol, a bola passou perto. Dois minutos depois, Tiago Marques recebeu de Bruno Mezenga, cortou o zagueiro e chutou pra fora. Aos 37, Anderson Salles cobrou falta com categoria, e a bola balançou as redes do lado de fora.

Na segunda etapa, o jogo permaneceu equilibrado. Aos sete minutos, Bruno Mezenga recebeu de Tony e chutou cruzado, o goleiro defendeu e no rebote Tiago Marques quase abriu o placar. Aos 17, Bruno Mezenga tocou para Nando Carandina que, da entrada da área, chutou colocado e fez um lindo gol, 1 a 0 para a Ferroviária. O empate da Portuguesa-RJ veio aos 26, com Adriano, de cabeça. Aos 42, Hygor aproveitou falha da zaga e bateu forte cruzado, a bola balançou as redes pelo lado de fora. Aos 46, na última oportunidade do jogo, Fellipe Matheus chutou forte de fora da área, e a bola passou perto do travessão. Final de jogo, Ferroviária 1 a 1 Portuguesa-RJ.

Segundo o técnico Dado Cavalcanti, o time adversário se postou bem defensivamente. “O nosso adversário foi um time que soube se defender muito bem, fizeram uma mudança estratégica na organização defensiva. E uma das principais características da nossa equipe, além da circulação de bola de um lado para o outro, é achar a profundidade dos lados. Então eu penso que essa alteração do adversário aumentou muito nossa dificuldade de infiltração. Fomos efetivos em um momento, o gol do Nando. O gol tomado foi um erro nosso de encaixe de área. Fomos penalizados com esse deslize, que é o campeonato, a competição. O erro, muitas vezes num confronto de igualdade, custa caro. E hoje custou muito caro. Porém, espero que a gente tenha um pouco mais de preparo, em todos os sentidos, para vencer as novas adversidades que estão por vir”, disse.

O meia Tony comentou que é necessário fazer uma avaliação crítica, mas não é um momento para desespero. “A gente não pode desistir, achar que está tudo errado. Quando ganhamos de 4 a 1 lá não estava tudo certo, sabíamos do que poderíamos melhorar. E agora que empatamos nós não podemos nos desesperar também e achar que está tudo errado. A gente tem que ter uma avaliação crítica, tanto nossa individualmente quanto da comissão que é sempre feita. Mas precisamos ter a cabeça no lugar e tranquilidade pra gente não achar que está tudo errado e, quando ganhamos, saber também que não está tudo certo”, comentou.

FICHA TÉCNICA
BRASILEIRO SÉRIE D – 2ª rodada
FERROVIÁRIA 1×1 PORTUGUESA-RJ

Local: Estádio Fonte Luminosa (Araraquara)
Data/Horário: sábado, 26 de setembro de 2020, às 18 horas
Arbitragem: Luiz César de Oliveira Magalhães (árbitro); Fabrini Bevilaqua Costa e Fabio Rogério Baesteiro (assistentes); Vinicius Furlan (quarto árbitro)
Gols: Nando Carandina (17’ 2T para a Ferroviária) e Adriano (26’ 2T para a Portuguesa-RJ)

Ferroviária: Saulo; Lucas Mendes (Pastor),Anderson Salles, Max e Arthur Henrique; Nando Carandina, Dudu Vieira (Fellipe Matheus) e Tony (Felipe Sampaio); Branquinho (Hygor), Tiago Marques (Will Viana) e Bruno Mezenga. Técnico: Dado Cavalcanti.

Portuguesa-RJ: Milton Raphael; Watson (Jefferson), Marcão, Dilsinho e Alan Pires; Diego Guerra, Henrique, Rodrigo Yuri (Cafu) e Chay; Adriano (Douglas) e Andre Silva. Técnico: Rogério de Albuquerque Correa.

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA