Atuando pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, a Ferroviária enfrentou a Inter de Limeira, no Morumbi, e venceu a partida por 2 a 0, com dois gols de Bruno Mezenga. Com o resultado, a Locomotiva terminou a fase classificatória na 10ª colocação geral, com 15 pontos e vai disputar o Troféu do Interior. Além disso, garantiu a sexta participação seguida, desde o acesso em 2015, na elite do Estadual em 2021, a 46ª em sua história.

A Ferroviária começou o jogo em cima dos adversários e pressionando a saída de bola da Inter. Aos cinco minutos, Hygor recebeu na entrada da área e tocou para Léo Artur, que chutou colocado, mas o goleiro fez boa defesa. E de tanto pressionar, a Locomotiva conseguiu seu gol. Aos 11 minutos, Fellipe Mateus deu belo passe para Hygor, que cruzou rasteiro para Bruno Mezenga abrir o placar e marcar seu primeiro gol com a camisa afeana. A Inter de Limeira saiu para o jogo e levou perigo. Após cruzamento na área, Tharlles chutou, livre de marcação, obrigando Saulo a fazer grande defesa.

O segundo tempo começou mais equilibrado, com a marcação dos dois times se destacando. A Ferroviária trocava passes e tentava envolver o adversário. Em uma dessas trocas Léo Artur encontrou Fellipe Mateus na entrada da área, que finalizou, mas a bola passou raspando a trave. Aos 24 minutos, Léo Artur recebeu a bola no bico da área e bateu colocado, o goleiro Rafael Pin fez a defesa e no rebote Hygor cabeceou, para mais uma intervenção do arqueiro adversário. Aos 28 minutos, o segundo gol afeano. Fellipe Mateus arriscou de fora da área, a bola explodiu na trave e sobrou para Léo Artur que, de calcanhar, tocou para Bruno Mezenga marcar o segundo dele na partida e o gol 1500 da Ferroviária na história do Campeonato Paulista e deu números finais ao jogo.

Autor do gol histórico e dos dois na vitória da Locomotiva, o atacante Bruno Mezenga saiu satisfeito com o desempenho da equipe. “Estou muito feliz pelos gols, mas o mais importante foi a vitória e a permanência da Ferroviária na Série A1. Acho que isso é fundamental e claro que quase saiu o terceiro gol, mas vencer era o que a gente precisava. E acho que fui agraciado por fazer dois gols históricos para o clube, posso dizer que já tenho meu nome na história da Ferroviária”, falou o artilheiro do dia.

De acordo com o técnico Dado Cavalcanti, o time mostrou evolução. “Para mim, o segundo jogo faz parte do primeiro. Em um princípio de evolução de equipe, onde não tínhamos sido testados ainda e foi o ponto que mais me afligia e me deixava preocupado. E a condição de amadurecimento da nossa forma de jogar, vem com o tempo, com sequência e com jogos. Acredito que esta partida foi melhor que a primeira, mas já contra o Ituano, ficou claro nossa ideia de jogo e os jogadores tem se esforçado muito, para atender essa necessidade nossa de fazer um jogo construtivo e propositivo. E contra a Inter, tivemos um equilíbrio muito maior, tanto ofensivamente, quanto defensivamente e não tem como diferenciar um do outro, pois fazem parte de um mesmo pacote. De evolução e maturação, que só vem a partir de tempo”, avaliou.

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA 2×0 INTER DE LIMEIRA
Data/Horário:
 domingo, 26 de julho de 2020, às 16h
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Paulo César Modesto
Gols: Bruno Mezenga (aos 11′ do 1T e 28′ do 2T)

Ferroviária – Saulo; Lucas Mendes, Anderson Salles, Patrick e Bruno Recife; Higor Meritão (Willian), Tony e Fellipe Mateus (Karl); Léo Artur (Felipe Ferreira), Bruno Mezenga (Felipe Estrella) e Hygor (Jhoninha). Técnico: Dado Cavalcanti

Inter de Limeira – Rafael Pin; Roger Bernardo, Oliveira, Jean Pablo e Jonathan; Marquinhos, Recife (Matheus Neris) e Murilo Rangel (Everton Sena); Airton, Tcharlles e Lucas Braga. Técnico: Elano Blumer

Texto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA
Foto: Felipe Blanco/Ferroviária SA