A Ferroviária enfrentou o América-MG nesta quarta-feira (11) e empatou em 0 a 0 na Fonte Luminosa, em partida válida pelo primeiro jogo da 3ª fase da Copa do Brasil. A Locomotiva criou várias chances de gol, mas não conseguiu transformá-las em vantagem. A decisão para saber quem avança para a próxima fase da competição será na próxima quinta-feira (19), às 19h15min, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Antes, a AFE volta a campo neste sábado (14), para enfrentar o Novorizontino, na Fonte Luminosa, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.

A Ferroviária soma sete jogos de invencibilidade na temporada, sendo três partidas pela Copa do Brasil e quatro pelo Paulistão. A última derrota da equipe aconteceu há mais de um mês.

O JOGO
Jogando dentro de casa, a Ferroviária se impôs desde os primeiro minutos de partida. Aos nove, Claudinho recebeu de Tony e chutou forte para boa defesa do goleiro. Aos 21, após cobrança de falta, a bola sobrou para Claudinho que avançou pela direita e chutou cruzado, e o goleiro defendeu novamente.

Aos 27, Tony cobrou escanteio e Max cabeceou com perigo. No minuto seguinte, Lucas Mendes fez bela jogada pela lateral e cruzou para Henan, que finalizou e a bola passou próxima da trave, sem chances para o goleiro. Aos 35, Hygor recuperou a bola para a Ferroviária no campo de ataque, avançou e, no momento do chute, foi interceptado.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Sérgio Soares fez a primeira alteração na equipe: colocou Alisson Pira no lugar de Lucas Mendes, que saiu de campo com dores na coxa. Aos cinco minutos, Tony fez belo lançamento na área, Hygor cabeceou para o gol e a bola raspou no travessão. Aos 12, Claudinho recebeu na intermediária e chutou forte, o goleiro relou na bola e ela explodiu no travessão. Aos 14, Patrick Brey recebeu no lado esquerdo e chutou de primeira, a bala balançou a rede pelo lado de fora. Aos 15, outra mudança na AFE: entrou Caio Rangel no lugar de Bruno Recife.

Aos 20, Caio Rangel recebeu belo passe de Hygor, avançou e chutou cruzado, e a bola passou raspando a trave. Aos 26, a última alteração na Locomotiva: entrou Léo Artur no lugar de Henan. Aos 42, Léo Artur deu um chapéu no adversário e chutou forte para a defesa do goleiro. Aos 43, o América-MG chegou com perigo, mas Felipe Augusto parou em grande defesa com os pés do goleiro Saulo. Aos 45, Caio Rangel recebeu lançamento, invadiu a área e chutou cruzado, o goleiro fez milagre e evitou o gol da Ferroviária.

O técnico Sérgio Soares falou que o time teve uma atuação segura, e acredita na classificação. “Foi um jogo difícil, como sabíamos que iria ser. O time do América não é à toa que lidera o campeonato mineiro. Nós fizemos uma partida segura. Mas é um adversário forte, dentro de um jogo onde tivemos inúmeras chances para poder fazer os gols e infelizmente não conseguimos. Mas está em aberto, e eu acredito muito em fazer um grande jogo lá e a gente possa buscar a nossa classificação”, disse.

O atacante Caio Rangel, que entrou no segundo tempo e quase marcou gol em duas oportunidades, disse que foi um jogo intenso. “Foi um jogo com volume muito intenso, e com a minha participação ali eu vi que o jogo precisava de velocidade. Graças a Deus pude corresponder, mas ainda não estou muito satisfeito, porque eu poderia ter caprichado mais na finalização. Mas agora é trabalhar, descansar, caprichar na finalização e principalmente na recuperação, que é importante, porque o volume de jogo foi muito intenso”, comentou.

FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL – 3ª fase (1º jogo)
FERROVIÁRIA 0×0 AMÉRICA-MG

Local: Estádio Fonte Luminosa (Araraquara)
Data/Horário: quarta-feira, 11 de março de 2020, às 19h15min
Arbitragem: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (árbitro); Fabiano da Silva Ramires e Katiuscia M. Berger Mendonça (assistentes); Douglas Marques das Flores (quarto árbitro)
Público e renda: 2.799 pessoas / R$40.630,00
Ferroviária: Saulo; Lucas Mendes (Alisson Pira), Elton, Max e Bruno Recife (Caio Rangel); Mazinho, Tony e Claudinho; Patrick Brey, Henan (Léo Artur) e Hygor. Técnico: Sérgio Soares.
América-MG: Airton; Diego Ferreira, Lucas Kal, Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Alê (Geovane); Ademir (Léo Passos), Felipe Augusto e Rodolfo (Rickson). Técnico: Lisca.

Texto e fotos: Tiago Pavini/Ferroviária SA