A final do Brasileirão Feminino A1 2023 aconteceu no dia 10 de setembro, com recorde de público sul-americano do futebol feminino. Cerca de 42.556 torcedores presenciaram o espetáculo de Ferroviária e Corinthians. O tão sonhado título não veio, para coroar a grande campanha das Guerreiras Grenás, mas objetivos foram alcançados: as vagas para as disputas da Supercopa e Libertadores 2024 e a hegemonia nos destaques individuais.

Durante seis meses de competição, a Ferroviária teve três eleitas como ‘Jogadora do Mês’. A artilheira Aline Gomes colecionou três troféus, o de março, abril e junho. Em julho, devido a pausa para a Copa do Mundo, não houve premiação, mas no mês seguinte, as Guerreiras Grenás voltaram a se destacar com a atacante Eudimilla (agosto) e a goleira Luciana (setembro).

Mesmo sendo prêmios individuais, o reconhecimento vem de um trabalho em grupo. Confira mais sobre nossas Guerreiras:

ALINE GOMES – além de ter sido a artilheira da equipe grená com 10 gols marcados, a camisa 7 foi quem mais contribuiu com assistências (cinco). A jovem de 18 anos foi também a 5ª jogadora com mais minutagem da Ferroviária neste campeonato nacional: 1.457 minutos. Ela liderou também a porcentagem de dribles certos no time.

Aline Gomes eleita ‘Jogadora do Mês’ em março, abril e junho

EUDIMILLA – a camisa 11 das Guerreiras somou 1.076 minutos no Brasileirão, marcando três gols e contribuindo com duas assistências. Um dos pontos fortes da atacante foram os duelos ofensivos.

Eudimilla eleita ‘Jogadora do Mês’ de agosto

LUCIANA – a goleira afeana, mais uma vez, foi o alicerce da Ferroviária durante toda a competição, além de ser a principal responsável por colocar as Guerreiras Grenás na final do Brasileirão, ao defender dois pênaltis na semifinal contra o São Paulo. Ao todo, foram 1.711 minutos defendendo a meta no campeonato nacional, oito jogos sem sofrer gols e segue sendo a jogadora com mais jogos disputados desde a primeira edição em 2013, são 156 partidas em sua carreira. Luciana também foi eleita, em votação nas redes sociais, como a melhor goleira do campeonato.

Luciana eleita ‘Jogadora do Mês’ de setembro

Em maio a eleita ‘Jogadora do Mês’ foi a atacante do Palmeiras Amanda Gutierres.

*Os dados são do CIGG – Centro de Inteligência Guerreiras Grenás

Além dos troféus, Suzane foi eleita, pela torcida nas redes sociais, como a melhor volante. Em 20 jogos, ela fez quatro gols e deu duas assistências.

Em 2023, o Brasileirão completou a 11ª edição e cinco Guerreiras aparecem no TOP 10 de ‘Mais Jogos’: a goleira Luciana (156), a atacante Laryh (144), a lateral-esquerda Barrinha (143), a atacante Lelê (142) e a meio-campista Sochor (142) – os números são individuais de cada jogadora, somados com o de temporadas em outros times.

Na artilharia geral de todos os anos, as centroavantes grenás também aparecem, com Laryh (2ª – 64 gols) e Lelê (10ª – 43 gols).

No próximo ano, o calendário do futebol feminino da Ferroviária deve começar mais cedo, devido a disputa inédita da Supercopa. Mais informações ainda serão divulgadas.

Texto e fotos: Cárila Covas/Ferroviária SAF