Chegou o momento do jogo decisivo para definir o campeão nacional da Série D de 2023! A Ferroviária enfrenta o Ferroviário-CE, neste sábado, às 16 horas, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE. A partida do título terá transmissão ao vivo pela FSportsTV e TV Brasil, além do minuto a minuto pelo twitter oficial da Ferroviária.

Na primeira partida da decisão, na Fonte Luminosa, em Araraquara, empate em 0 a 0. Quem vencer ficará com o título. Em caso de novo empate, independentemente do placar, a decisão irá para os pênaltis.

A Locomotiva já conquistou o acesso para disputar a Série C de 2024 após empate contra o Sousa-PB, fora de casa (relembre AQUI), e agora busca coroar a campanha com o título nacional. A Ferroviária defende uma invencibilidade de dez jogos, com seis vitórias e quatro empates.

Na fase mata-mata, a AFE não sabe o que é derrota: foram nove jogos, com cinco vitórias e quatro empates. O aproveitamento de pontos da equipe na fase mata-mata está em 70,37%.

A sequência de invencibilidade:
14ª rodada da 1ª fase:
Operário-MS 0x1 FERROVIÁRIA

2ª fase:
FERROVIÁRIA 1×1 Hercílio Luz-SC
Hercílio Luz-SC 2×2 FERROVIÁRIA

Oitavas de final:
FERROVIÁRIA 1×0 Anápolis-GO
Anápolis-GO 0x1 FERROVIÁRIA

Quartas de final:
FERROVIÁRIA 1×0 Sousa-PB
Sousa-PB 1×1 FERROVIÁRIA

Semifinal:
FERROVIÁRIA 1×0 Athletic-MG
Athletic-MG 1×2 FERROVIÁRIA

Final:
FERROVIÁRIA 0x0 Ferroviário-CE

Na tarde desta sexta-feira (15), a Ferroviária realizou atividades no CT do Ceará (CT Cidade Vozão), último treino antes da final.

Saulo está disputando a terceira Série D pela Ferroviária, e conquistou o acesso neste ano. FOTO: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

O goleiro Saulo falou sobre a partida. “Uma decisão é o momento que todo atleta sempre sonha em chegar, em conquistar o título. Agora temos essa oportunidade, temos que respeitar a equipe do Ferroviário-CE, porque eles fizeram uma grande campanha, estão invictos na competição. Mas agora que nós chegamos, vamos em busca desse sonho, de colocar uma estrela no peito do nosso uniforme”, comentou.

Ronaldo Alves comemora após o apito final contra o Sousa-PB, que decretou o acesso da Ferroviária. FOTO: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

O capitão Ronaldo Alves frisou o crescimento do time durante o campeonato e a busca pelo título nacional. “Conquistamos o primeiro objetivo, que foi o acesso. Nosso time cresceu bastante durante a competição, chegamos forte nessa decisão. Sabemos da qualidade e da força do adversário. Mas com muito respeito, humildade, que nos fez chegar até aqui, vamos para uma grande decisão, fazer o nosso melhor para que a gente possa trazer esse título e esse troféu pra casa. Estamos muito empenhados e determinados para que a gente consiga esse título”, disse.

 

Alexandre Lopes orienta equipe em último treino antes da decisão nacional. FOTO: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

O técnico Alexandre Lopes também comentou sobre a decisão. “As duas melhores equipes chegaram na final, ninguém chega na final por acaso. E nós estamos aí brigando pelo título. Vamos para Fortaleza-CR preparados, novamente bem concentrados, para fazer novamente um grande jogo e trazer esse título pra casa. A postura da gente vai ser sempre a mesma, sempre jogamos para vencer. Chegamos nesse momento especial da competição, e vamos jogar pra vencer. Entender o que a gente pode ajustar em situação de jogo, então é ter tranquilidade agora e se preparar para o jogo no sábado, que mais uma vez vai ser um jogo bastante puxado, porque as duas equipes querem muito ser campeãs”, analisou.

– Confira coletiva completa com o técnico Alexandre Lopes: AQUI
– Confira Boletim Grená com entrevista com o goleiro Saulo: AQUI
– Fotos do treino no CT do Ceará dia 15.09.223: AQUI
– Fotos da primeira partida da final dia 13.09.2023: AQUI

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D – final (2º jogo)
FERROVIÁRIO-CE x FERROVIÁRIA
Data: sábado, 16 de setembro de 2023
Horário: 16 horas
Local: estádio Presidente Vargas (Fortaleza-CE)
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (árbitro); Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau (assistentes); Roger Goulart (4ª árbitro); Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA)
Transmissão: FSportsTV e TV Brasil

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF