A Ferroviária está na Série C do Campeonato Brasileiro de 2024! O acesso foi conquistado no último domingo (03), na cidade de Sousa, na Paraíba, após empate em 1 a 1 com o Sousa-PB no estádio Marizão, pela segunda partida das quartas de final da Série D. O gol da Ferroviária foi marcado pelo meia Xavier, de 22 anos, das categorias de formação do clube.

Com o empate, a Locomotiva conquistou o acesso para a Série C, pois havia vencido a primeira partida por 1 a 0 na Fonte Luminosa, resultando num placar agregado de 2 a 1 para a Ferroviária contra o Sousa-PB. A última vez que a AFE havia disputado a Série C foi em 2002.

Agora, a Ferroviária enfrentará o Athletic-MG na semifinal, em partidas de ida e volta. A Primeira partida está marcada para esta quarta-feira (06), às 20 horas, na Fonte Luminosa. O jogo de volta acontecerá no domingo (10), às 15 horas, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

A Locomotiva está com uma invencibilidade de sete partidas competição, com quatro vitórias e três empates. Desde que avançou para a fase mata-mata da competição, a AFE não foi derrotada e eliminou o Hercílio Luz-SC (2ª fase), Anápolis-GO (oitavas de final) e Sousa-PB (quartas de final).

O técnico Alexandre Lopes falou sobre a conquista do acesso. “Primeiramente agradecer a todos que acreditaram e confiaram na gente. Desde que eu cheguei aqui eu sempre falei com os atletas que a gente ia buscar jogo a jogo essa nossa classificação. Com muito trabalho, com muito empenho, os atletas conseguiram realmente dar o recado daquilo que foi proposto e, graças a Deus, nós fomos coroados com essa classificação para a Série C”, comentou.

  • Veja coletiva completa do técnico Alexandre Lopes: AQUI
  • Veja fotos da partida: AQUI


O JOGO

Mesmo jogando fora de casa, a Ferroviária foi pra cima do Sousa-PB e abriu o placar logo no início, aos quatro minutos: Vitor Barreto Cruzou na área e Xavier completou de primeira, mandando no ângulo, para fazer um lindo gol! Aos 18, Thomaz cobrou falta e a bola passou rente a trave, quase a Ferroviária fez o segundo gol. No minuto seguinte, Paulinho Santos cabeceou e a bola explodiu na trave. Aos 46, o Sousa-PB empatou a partida com Luís Henrique.

Xavier marcou gol no início da partida. FOTO: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

 

Para a segunda etapa, a Ferroviária voltou com mudança: Antonio entrou no lugar de Thomaz. A partida ficou equilibrada, com poucas chances para os dois lados. Aos 20 minutos, Gustavo Medina e Judá Aguiar entraram nos lugares de Maílson e Xavier. Aos 24, Alysson Dutra entrou no lugar de Vitor Barreto. Aos 42, Chico Bala entrou no lugar de Vitor Ricardo. Final de jogo, Sousa-PB 1 a 1 Ferroviária, e acesso assegurado!

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D – quartas de Final (2º jogo)
SOUSA-PB 1×1 FERROVIÁRIA
Data: domingo, 03 de setembro de 2023
Horário: 15 horas
Local: estádio Marizão (Sousa-PB)
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (árbitro); Jose Moracy de Sousa e Silva e Anderson da Silva Rodrigues (assistentes); José de Arimateia Freires da Silva (4ª árbitro); Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (VAR)
Transmissão: FSportsTV e TV Brasil
Gols: Xavier (03’ do 1T) para a Ferroviária; e Luís Henrique (46’ do 2T) para o Sousa-PB

SOUSA-PB – Igor Leonardo; Guilherme Lucena (Gustavinho), Flávio Nunes, Marcelo Duarte e Leozinho (Herick Maceió); Alexandre Aruá, Arthur Santos (Maycon Rangel) e Vitor Alagoano (Lopeu); Histone, Gustavo Henrique e Luís Henrique. Técnico: Renatinho Potiguar.

FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Mailson (Gustavo Medina) e Vitor Ricardo (Chico Bala); Pablo Gabriel, Xavier (Judá Aguiar), Paulinho Santos e Thomaz (Antonio); Vitor Barreto (Alysson Dutra) e Pilar. Técnico: Alexandre Lopes.

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF