As categorias de base feminina da Ferroviária fizeram uma temporada praticamente impecável nos estaduais em 2022. A equipe chegou em todas as finais possíveis e de quatro títulos em disputa, as Guerreirinhas conquistaram três: Festival sub-14, Paulista sub-15, Paulista sub-20 e ficaram com o segundo lugar em uma oportunidade, no Paulista sub-17.

Além dessas conquistas, elas representaram Araraquara e o Brasil fora do país também, conquistando, no Paraguai, a Conmebol Fiesta Evolución sub-16 (a Libertadores da categoria), e a Conmebol Magic Cup sub-16, disputada em Orlando, nos Estados Unidos. As categorias de formação feminina ainda representaram Araraquara nos jogos regionais e abertos, onde ficaram com o ouro e prata respectivamente. Um ano de glórias para a base feminina afeana!

Entretanto, a fatalidade que culminou no falecimento da atleta Esther Martins, será para sempre uma triste cicatriz no coração da Ferroviária, das atletas, comissão, todos os colaboradores, torcedores e principalmente para a família e amigos da atleta.

Desde o ocorrido, os colaboradores do clube estão se dedicando ao restabelecimento do equilíbrio emocional das demais atletas que continuaram treinando e ainda assim conseguiram conquistar títulos e, principalmente, a oferecer todo apoio e procurar minimizar a extrema dor dos pais da atleta que, por mensagem documentada, já solicitaram que a imagem de sua filha não seja alvo de qualquer sensacionalismo.

A Ferroviária continuará tratando seus atletas com o respeito e a seriedade de sempre, que lhes permitiram a certificação pela Confederação Brasileira de Futebol como “clube formador de atletas”, que é concedido a pouquíssimas agremiações no país e que exigem critérios rígidos de qualidade. E sempre continuará prestando apoio às demais atletas e aos pais da nossa querida Esther Martins dos Santos.

No último domingo (27), na final do campeonato Paulista sub-17, os pais da Esther foram convidados e estiveram presentes na partida e no pódio, quando em uma singela homenagem à Esther, receberam o troféu e as medalhas do vice-campeonato conquistado pelas Guerreirinhas.

Todas as glórias deste ano são irrelevantes sem você, querida Esther, sua volta seria a conquista maior. Infelizmente não é possível. Dessa forma, jogar com a máxima raça, gana e vontade de vencer é representar da melhor forma possível o seu espírito de Guerreira entre nós. Você é eterna. É por você, Esther.

Fotos: Jonatan dutra – Ferroviária SAF