Nesta quarta-feira (19), as Guerreiras Grenás empataram em 2 a 2 com o Boca Juniors-ARG, no estádio Gonzalo Pozo Ripalda, pela última rodada da primeira fase da Libertadores da América. Os gols da AFE foram marcados por Carol Tavares, aos sete minutos do primeiro tempo, e Laryh, faltando um minuto para o término da partida.

A Ferroviária terminou a primeira fase invicta, na segunda colocação do Grupo B, com sete pontos conquistados, mesma pontuação do líder Boca Juniors-RG, mas com menor saldo de gols: quatro contra dois. Em três jogos, foram duas vitórias (1 a 0 contra o Club Ñañas-QUE e 1 a 0 contra o Defensor Sporting-URU) e um empate (2 a 2 contra o Boca Juniors-ARG), quatro gols marcados e dois sofridos.

O Grupo B terminou assim:
– Boca Juniors-ARG – 07 pts
FERROVIÁRIA – 07 pts
– Club Ñañas-EQU – 03 pts
– Defensor Sporting-URU – 00 pt

Pelas quartas de final, as Guerreiras enfrentarão o Deportivo Cali, da Colômbia, que terminou na liderança do Grupo A. O jogo está marcado para sábado (22), no estádio Rodrigo Paz Delgado, ainda sem horário definido.

O JOGO
Valendo a liderança do grupo, foi um jogo bastante equilibrado. Mas na primeira oportunidade de ataque, as Guerreiras abriram o placar, aos sete minutos: Fany Gauto cobrou escanteio para Carol Tavares no bico da área, ela dominou e com categoria colocou a bola no ângulo, fazendo um golaço! O jogo permaneceu equilibrado e, aos 41, o Boca chegou com perigo, mas Yanne fez grande defesa.

Para a segunda etapa, a Ferroviária voltou com duas alterações: Rafa Mineira e Laryh nos lugares de Suzane e Ana Alice. Aos 21 minutos, nova alteração na AFE: Ingryd entrou no lugar da Luana. O Boca conseguiu o empate aos 26, de pênalti, com Rodriguez, e virou a partida aos 30, novamente com Rodriguez. Aos 35, Barrinha entrou no lugar de Amanda. Faltando um minuto par ao término da partida, aos 49, o empate grená: Rafa Mineira cobrou escanteio, a zaga desviou e sobrou para Laryh, que só empurrou para o gol. Final de jogo, Ferroviária 2 a 2 Boca Juniors-ARG.

A técnica Jéssica de Lima fez uma análise desta primeira fase e do confronto contra o Boca. “Minha avaliação é extremamente positiva. Um grupo difícil nessa primeira fase, um país climaticamente falando diferente. Eu assumindo com pouco tempo de Ferroviária, tentando introduzir minhas ideias. E as meninas assimilando muito bem. Então eu só consigo ver como extremamente positiva essa primeira fase. Jogamos hoje contra um time difícil que é o Boca, e as meninas conseguiram jogar muito bem contra todas as adversidades que tivemos nesse jogo. Foi uma partida que, diferente dos outros jogos, não controlamos tanto as ações ofensivas. Mas foi um pouco da proposta, aa gente enfrentou o adversário mais ofensivo do grupo, já classificadas, então não havia necessidade de se expor tanto. E o gol no final é fruto do espírito da equipe de luta, de entrega, de a todo momento saber que essa bola pode sobrar pra alguém, e elas buscaram e mereceram esse empate com sabor de vitória”, disse (coletiva completa AQUI).

A lateral Carol Tavares, autora do primeiro gol da partida, falou sobre o gol e o foco nas quartas de final. “Muito feliz pelo gol, em poder ajudar a equipe, um gol que foi muito importante para mim e para a Ferroviária também. A gente queria ganhar, queríamos ficar em primeiro lugar no grupo, mas a gente não vê de tão ruim esse empate, porque a equipe do Boca Juniors é uma equipe muito difícil, muito combativa. Foi um jogo duro, difícil. Mas agora acabou a fase de grupos, é pensar na fase de mata e fazer uma belíssima quartas de final”, pontuou (coletiva completa AQUI).

  • Fotos da partida: AQUI

FICHA TÉCNICA
LIBERTADORES FEMININA 2022 – 3ª Rodada
FERROVIÁRIA 2×2 BOCA JUNIORS-ARG

Data/horário: quarta-feira, 19 de outubro de 2022, às 17 horas (horário de Brasília)
Local: estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Quito, Equador)
Arbitragem: Maria Belen Carvajal [CHILE] (árbitra); Marcio Castillo [CHILE] e Cindy Nahuelcoy [CHILE] (auxiliares); Adriana Farfan [BOLÍVIA] (4ª árbitra)
Gols: Carol Tavares (7′ do 1T), Laryh (49′ do 2T) para a Ferroviária; Rodríguez (26′ e 30′ do 2T) para o Boca Juniors

Ferroviária – Yanne; Carol Tavares, Ana Alice (Laryh), Géssica e Karina; Nicoly, Luana (Ingryd), Amanda (Barrinha) e Suzane (Rafa Mineira); Fany Gauto e Radija. Técnica: Jéssica de Lima.

Boca Juniors – Torolo; Ghigo, Espíndola, Mayorga e Barrios; Huber, Flores (Preininger), Moran (Ares) e Urbani (Priori); Palomar (Núñez) e Rodríguez (Dos Santos). Técnico: Jorge Martínez.

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF