A Ferroviária está classificada para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D! No sábado (18), a Locomotiva derrotou o Brasiliense-DF por 1 a 0 na Fonte Luminosa, com gol de Júlio Vitor, e garantiu presença na próxima fase da competição.

Agora, a Ferroviária enfrentará o Esportivo-RS em jogos de ida e volta. Como a Locomotiva tem a melhor campanha dentre os times que avançaram de fase, o jogo de volta será na Fonte Luminosa. A CBF ainda não divulgou as datas e horários das partidas.

Com o resultado, a Locomotiva chegou a 15 jogos de invencibilidade (11 vitórias e quatro empates). Pelo quarto ano consecutivo, a Locomotiva está disputando a Série D. Esta é a primeira vez que a equipe avança para as oitavas de final da competição.

O JOGO
Antes da partida começar, os jogadores da Ferroviária entraram no gramado com uma faixa em homenagem ao ex-jogador Fogueira, capitão do tricampeonato do interior, que nos deixou na última quarta-feira (15).

Jogando na Fonte Luminosa, a Ferroviária iniciou pressionando o adversário. Logo no primeiro minuto, Gleyson ficou cara a cara com o goleiro, finalizou, mas o goleiro fez grande defesa. Aos cinco minutos, Bernardo fez grande jogada pela lateral e tocou para Jefinho, que chutou colocado, mas o goleiro Sucuri fez grande defesa e espalmou para escanteio. Aos 32, Júlio Vitor driblou o adversário e cruzou na área, Gleyson cabeceou e a bola tirou tinta da trave. Aos 33, após escanteio, a bola sobrou para Marquinhos, que finalizou por cima do gol.

Na segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado. Aos nove minutos, Léo Castro entrou no lugar de Jefinho. Aos 13, Bernardo fez boa jogada pela lateral e tocou para Léo Castro, que cruzou rasteiro na área, mas o goleiro interceptou. Aos 21, Bernardo arriscou de fora da área, mas a bola foi para fora. Aos 23 minutos, Júlio Vitor foi derrubado dentro da área e o juiz marcou pênalti para a Ferroviária. Após o lance, houve muita confusão, pois o time do Brasiliense-DF não concordou com a marcação do pênalti. Após 13 minutos, finalmente o pênalti foi cobrado. Júlio Vitor bateu forte e abriu o placar para a Locomotiva, Ferroviária 1 a 0. Os 39, nova alteração no time grená: entrou PH no lugar de Ian Luccas. Aos 45, o juiz assinalou 19 minutos de acréscimos. Os 59, Bruno Santos entrou no lugar de Lucas Hipólito. Aos 64, o árbitro deu mais três minutos de acréscimos. Final de jogo, Ferroviária 1 a 0 Brasiliense-DF.

O técnico Elano Blumer valorizou a postura da equipe da Ferroviária. “Tenho que valorizar a postura do meu time. Nós buscamos o jogo todo tempo, principalmente no primeiro tempo. A equipe se comportou positivamente no jogo, teve um nervosismo controlado. Estou feliz com a classificação, com a sequência do campeonato. A gente fez o nosso trabalho, buscamos o resultado para seguir na competição”, disse.

O atacante Júlio Vitor, autor do gol da vitória, falou que foi um jogo de superação. “Um jogo difícil, a equipe do Brasiliense-DF é muito aguerrida, forte. Hoje foi superação de todo mundo, estava um pelo outro, por isso conseguimos sair com a vitória. Foi um atuação muito boa de todo o grupo e, quando é assim, você consegue fazer um trabalho bom. O time foi bem, todos foram bem, e eu estava concentrado para fazer o gol. Estamos focados na competição, vamos trabalhar durante a semana, estudar o time adversário”, pontuou.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D 2021 – segunda fase (2º jogo)
FERROVIÁRIA 1×0 BRASILIENSE-DF

Data/horário: sábado, 18 de setembro, às 17 horas
Local: estádio Fonte Luminosa (Araraquara-SP)
Arbitragem: Antonio Marcio Teixeira da Silva (árbitro); Celso Luiz da Silva e Magno Arantes Lira (auxiliares); João Vitor Gobi (4º árbitro).
Gol: Júlio Vitor (36′ do 2T, de pênalti) para a Ferroviária.

Ferroviária – Saulo; Gustavo Medina, Bruno Leonardo e Léo Rigo; Bernardo, Marquinhos, Ian Luccas (PH) e Lucas Hipólito (Bruno Santos); Júlio Vitor, Gleyson e Jefinho (Léo Castro). Técnico: Elano Blumer.

Brasiliense-DF – Edmar Sucuri; Alex Murici, Badhuga, Gustavo Henrique e Peu; Aldo, Wagner Balotteli (Carlos Eduardo) e Sandy; Tobinha (Maicon Assis), Luquinhas e Zé Love (Victor Rangel). Técnico: Luan Carlos.

Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SA
Fotos: Jonatan Dutra/Ferroviária SA