No último domingo (12), a Ferroviária empatou em zero a zero com o Brasiliense-DF, no estádio Defelê, em Brasília, pela partida de ida da segunda fase da Série D. Nesta fase, são jogos no sistema mata-mata, com ida e volta.

O jogo de volta será no sábado (18), às 17 horas, na Fonte Luminosa em Araraquara. Não existe o critério gol fora de casa, ou seja, se persistir o empate por qualquer resultado, a decisão irá para os pênaltis.

Com o empate, a Locomotiva manteve uma invencibilidade de 14 jogos. Neste período, foram dez vitórias e quatro empates.

O JOGO
Debaixo de um forte sol e tempo seco, Brasiliense e Ferroviária fizeram uma partida equilibrada no estádio Defelê, com poucas chances para os dois lados. A chance mais clara da Ferroviária aconteceu já no final da primeira etapa, aos 47 minutos, quando Jefinho recebeu na entrada da área, cortou o zagueiro e chutou forte, e o goleiro espalmou. No rebote Luan chutou pra fora.

Na segunda etapa, o jogo permaneceu equilibrado. Aos 14 minutos, o técnico Elano Blumer promoveu a primeira alteração na equipe: Gustavo Medina entrou no lugar de Léo Souza. Aos 28, nova alteração: Léo Castro entrou no lugar de Luan. Aos 40, entraram Victor Paraíba e Gleyson nos lugares de Júlio Vitor e Jefinho. Final de jogo, Brasiliense-DF 0 a 0 Ferroviária.

O técnico Elano Blumer comentou que para a próxima partida a Ferroviária precisa criar mais e aproveitar melhor as oportunidades. “A gente vai pra casa com um empate, dependendo da gente. Mas nós temos que evoluir para o próximo jogo. Acho que precisamos aproveitar melhor nossa posse de bola. Temos que criar mais, aproveitar nossas oportunidades para que a gente possa fazer o gol, porque assim a gente consegue passar (de fase). Mas temos que valorizar a entrega e tudo que eles fizeram também”, disse.

O lateral esquerdo Bruno Santos exaltou a parte defensiva da equipe, mas disse que o time precisa impor o ritmo de jogo na próxima partida. “Realmente foi um jogo em que a gente não esteve mais domínio da posse de bola, não criamos tantas oportunidades que a gente vinha criando nos últimos jogos. Acho que na marcação nós conseguimos anular, tanto que tivemos poucos perigos de gol. Faltou a gente botar a bola no chão e impor o nosso ritmo de jogo. Faltou isso nesse jogo, e não vamos deixar faltar no jogo de volta. Não tem nada decidido, temos que tomar os cuidados, estudar mais uma vez o adversário. Só depende da gente”, pontuou.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D 2021 – segunda fase (1º jogo)
BRASILIENSE-DF 0x0 FERROVIÁRIA

Data/horário: domingo, 12 de setembro, às 15 horas
Local: estádio Defelê (Brasília-DF)
Arbitragem: Irinaldo Jorge dos Santos Silva (árbitro); Marcos Welb Rocha de Amorim e Jose Carlos Oliveira dos Santos (auxiliares); Marcello Rudá Neves Ramos da Costa (4º árbitro).

Brasiliense-DF – Edmar Sucuri; Aldo, Badhuga, Gustavo Henrique e Peu; Sandy, W. Balotelli e Alan Mineiro (Didira); Luquinhas (Carlos Eduardo), Zé Love (Victor Rangel) e Tobinha (Maicon Assis). Técnico: Luan Carlos.

Ferroviária – Saulo; Léo Souza (Gustavo Medina), Bruno Leonardo e Léo Rigo; Bernardo, Marquinhos, Ian Luccas, Júlio Vitor (Victor Paraíba) e Bruno Santos; Luan (Léo Castro) e Jefinho (Gleyson). Técnico: Elano Blumer.

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA