Neste domingo (25), a Ferroviária derrotou o Boa Esporte-MG por 2 a 0, na Fonte Luminosa, em partida válida pela 8ª rodada do Brasileiro Série D. Os gols da AFE foram marcados por Léo Castro e Gleyson.

Com o resultado, a Locomotiva chegou a 19 pontos e manteve a liderança do Grupo A6. A Ferroviária manteve uma invencibilidade de sete partidas (1×0 Caldense-MG; 1×0 Rio Branco VN-ES; 3×0 Rio Branco-ES; 7×0 Águia Negra-MS; 1×0 Patrocinense-MG; 0x0 Boa-MG; 2×0 Boa-MG), sendo sete jogos sem levar gol.

Na próxima rodada, domingo (01 de agosto), a Ferroviária irá enfrentar o Patrocinense-MG, às 16 horas, no estádio Pedro Nascimento, em Patrocínio-MG.

O JOGO
A exemplo do jogo anterior entre as duas equipes, a partida começou equilibrada. A primeira chance apareceu aos 11 minutos, quando Júlio Vitor deu passe para Léo Castro, que bateu cruzado, e a bola passou raspando a trave. Aos 22, Júlio Vitor encontrou Léo Castro, que driblou o goleiro e sofreu o pênalti. Na cobrança da penalidade, dois minutos depois, o próprio Léo Castro balançou as redes marcando o primeiro gol da partida. Aos 30, Júlio Vitor carregou a bola e sofreu falta na entrada da área. Na cobrança de falta ensaiada, Bernardo ajeitou para Bruno Santos, que bateu forte, mas acertou a barreira.

Na segunda etapa, o técnico Elano teve que realizar a primeira alteração da equipe, aos oito minutos: o zagueiro Léo Rigo se lesionou, e Guilherme Mattis entrou em seu lugar. Aos 16, nova alteração: Marquinhos entrou no lugar de Júlio Vitor. Aos 26, Bruno Santos cobrou escanteio e Guilherme Mattis cabeceou no contrapé do goleiro, mas o zagueiro tirou de cabeça em cima da linha. Aos 37, o segundo gol afeano: Bernardo cobrou falta na área e Gleyson completou no contrapé do goleiro, o zagueiro tentou tirar a bola mas não conseguiu, bola no fundo das redes! Aos 40, alterações na AFE: entraram Guilherme Castro e Alisson Taddei nos lugares de Nando Carandina e Léo Castro. Aos 45, Bruno Leonardo cometeu pênalti. Na cobrança do atacante Lucas Coelho, o goleiro Wagner defendeu e evitou o gol adversário. Final de jogo, Ferroviária 2 a 0 Boa Esporte-MG.

O técnico Elano Blumer exaltou o conjunto da equipe em mais uma partida sem levar gols. “É o conjunto. A defesa tem feito o seu papel, mas eu acho que o ataque tem pressionado a bola muito rápido, os meias, os volantes. A melhor defesa é também o ataque. Não estamos apenas nos defendendo: estamos nos defendendo bem e conseguindo fazer os gols. A equipe do Boa-MG é uma equipe bem organizada, bem treinada, que trouxe muitas dificuldades. Mas é uma tarde positiva, por tudo que apresentamos”, disse.

O goleiro Wagner, que defendeu um pênalti no final da partida e evitou o gol adversário, falou da importância da vitória. “Agora começa a afunilar (a competição) e essa vitória, como o Boa estava em quarto lugar com 12 pontos, isso nos ajuda a distanciar e encaminhar a classificação. E a defesa de pênalti pra mim é como se fosse um atacante fazendo gol. E manter essa sequência sem sofrer gols vale muito mais do que só pra mim”, comentou.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D 2021 – 8ª RODADA
FERROVIÁRIA 2×0 BOA ESPORTE-MG

Data/horário: domingo, 25 de julho de 2021, às 15 horas
Local: estádio Fonte Luminosa (Araraquara-SP)
Arbitragem: Luiz Alexandre Fernandes (árbitro); Bruno Silva de Jesus e Rodrigo Meirelles Bernardo (auxiliares); Paulo Cesar Francisco (4º árbitro).
Gols: Léo Castro (pênalti, 24’ do 1T) e Gleyson (37’ do 2T)

Ferroviária – Wagner; Bruno Leonardo, Gustavo Medina e Léo Rigo (Guilherme Mattis); Bernardo, Nando Carandina (Alisson Taddei), PH, Léo Castro (Guilherme Castro) e Bruno Santos; Júlio Vitor (Marquinhos) e Gleyson. Técnico: Elano Blumer.

Boa Esporte-MG – Tom; Douglas Silva, Gabriel Pinheiro, Windson e Alysson Santos; Romeu (Anthony), Aruá, Fabinho e Neto Costa (Stuart); Lucas Coelho e Willian Mococa (Vagner). Técnico: Gabardo Júnior.

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA