Nesta quinta-feira (03), as Guerreiras Grenás derrotaram o Santos, na Arena Barueri, por 2 a 1, em partida válida pela 12ª rodada do Brasileiro Feminino. Os gols da AFE foram marcados por Luana e Aline Milene.

Agora com 23 pontos, o resultado garantiu a Ferroviária na próxima fase da competição com três rodadas de antecedência, já que o 9º colocado (Real Brasília-DF) não pode mais ultrapassar o time grená.

A Ferroviária manteve uma invencibilidade de cinco jogos, sendo quatro vitórias consecutivas: Cruzeiro-MG (3 a 1), Napoli-SC (3 a 1), Botafogo-RJ (2 a 1) e Santos-SP (2 a 1).

Na próxima rodada, domingo (06), as Guerreiras Grenás voltam a campo para enfrentar o Grêmio-RS, às 15 horas, no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, com transmissão ao vivo pela CBF TV (link AQUI). Apesar da Ferroviária ser a mandante, a partida será em outro local pois o gramado da Fonte Luminosa está passando por manutenção.

O JOGO
A Ferroviária teve um excelente início de partida. Logo no primeiro ataque, aos dois minutos, abriu o placar: Rafa Mineira cruzou, abola bateu no travessão e Luana aproveitou o rebote para balançar as redes! Aos oito, Leidiane arriscou um chute forte de fora da área e a bola passou muito perto do travessão. Aos 21, Rafa Mineira soltou um belo chute e a bola passou tirando tinta do travessão. Aos 23, Rafa Mineira cobrou escanteio e Gessica completou de cabeça, a goleira fez um grande defesa e evitou o segundo gol. Aos 45, Amanda bateu rasteiro, e a goleira defendeu em dois tempos.

Na segunda etapa, a Ferroviária voltou com duas alterações: Sochor e Aline Milene nos lugares de Monalisa e Lurdinha. Aos dez minutos, nova alteração: Duda e Samia entraram nos lugares de Amanda e Luana. Aos 19, após contra ataque, Sochor finalizou pra fora. Aos 24, a última substituição: entrou Syd Blomquist no lugar de Rafa Mineira. Aos 33, a meia santista Brena chutou de dentro da área e Luciana fez uma grande defesa. Aos 44, o segundo gol das Guerreiras: Aline Miene cobrou falta com maestria, no canto do goleiro, e fez um golaço! Aos 46, o Santos diminuiu com Bruninho. Final de jogo, Ferroviária 2 a 1 Santos.

A técnica Lindsay Camila exaltou a vitória e disse que o primeiro objetivo é se classificar entre os quatro primeiro colocados. “Temos conseguindo vencer partidas difíceis. Hoje enfrentamos uma grande equipe (Santos), de uma ótima treinadora e ótimas atletas. A vitória de hoje é muito importante para a nossa continuação. É importante a classificação. Nós buscamos estar entre as quatro, temos muito o que melhorar ainda, nosso objetivo é grande para essa temporada, temos que trabalhar muito para alcançar”, falou.

A volante Luana, autora do primeiro gol, também falou sobre alcançar as primeiras colocações.

“Sabíamos que seria um jogo difícil, ainda mais fora de casa. Feliz por sair com um resultado positivo, hoje conseguimos cravar nossa classificação. Apesar da classificação já ter vindo, vamos manter a mesma concentração, a mesma pegada. Queremos uma posição ainda mais alta na tabela”, comentou.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO 2021 – 12ª RODADA
SANTOS 1×2 FERROVIÁRIA

Data/horário: quinta-feira, 03 de junho de 2021, às 15 horas
Local: estádio Arena Barueri (Barueri-SP)
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (árbitra); Ítalo Magno de Paula Andrade e Juliana Vincentin Esteves (auxiliares); Marianna Nanni Batalha (4º árbitro).
Gols: Luana (2’ do 1T) e Aline Milene (44’ do 2T) para a Ferroviária; Bruninha (46’ do 2T) para o Santos-SP.

Ferroviária – Luciana; Monalisa (Sochor), Ana Alice, Gessica e Barrinha; Luana (Duda), Amanda (Samia) e Rafa Mineira (Syd Blomquist); Carol Tavares, Leidiane e Lurdinha (Aline Milene). Técnica: Lindsay Camila.

Santos: Michelle; Maria Dias, Fe Palermo, Bia Menezes e Bruninha; Brena, Rita Bove e Erikinha (Amanda Gutierres); Ketlen (Alanna), Cristiane (Karen) e Sole Jaimes (Byanca Brasil). Técnica: Christiane Lessa

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA