A equipe Sub-17 das Guerreirinhas Grenás faturou mais um título para a galeria de troféus. Na tarde de domingo (24), as Guerreirinhas enfrentaram o Corinthians pela grande final do Paulista Feminino Sub-17 e venceu pelo placar de 2 a 1, em partida realizada na Fonte Luminosa.

Com amplo domínio grená, a equipe comandada por Anderson Clayton iniciou a partida pressionando o adversário e criou duas oportunidades para balançar as redes com a atacante Julia Rosado, mas a bola parou na trave e travessão, juntamente com defesas da goleira Morganti, impedindo os gols na primeira etapa.

Já no segundo tempo, a história foi diferente e as Guerreirinhas abriram o placar logo aos quatro minutos. Bia Ferreira deu belo lançamento no campo de ataque para Gabi Pusch, que entrou na área, finalizou e, no rebote da goleira e quase sem ângulo, chutou para marcar um golaço na Fonte: 1 a 0.

Não demorou muito e, aos 12 minutos, o time grená ampliou o placar. Em cobrança de escanteio, Nogueira cruzou na medida para Pezão testar firme, de dentro da pequena área, e mandar a bola para o fundo do gol, fazendo 2 a 0.

O Corinthians tentou esboçar uma reação, diminuindo o placar com Helô Camargo, mas nada que impedisse a festa grená na Fonte Luminosa, para a conquista do título inédito do Paulista Feminino Sub-17.

Com a competição finalizada, as Guerreirinhas Grenás somaram 8 vitórias, um empate e uma derrota nos 10 jogos disputados, marcando incríveis 52 gols e sofrendo apenas dois. A meio-campista Nogueira terminou como artilheira da equipe e da competição com 10 gols marcados, seguida de Gabi Pusch, com oito.

FEITO INÉDITO NO FUTEBOL FEMININO DE SÃO PAULO

A conquista do título coroou um feito inédito para o futebol feminino de São Paulo, principalmente para a cidade de Araraquara. A Ferroviária se tornou o primeiro clube a conquistar todos os títulos estaduais promovidos pela Federação Paulista de Futebol, somando categorias de formação e profissional: Paulista Feminino (2004, 2005 e 2013 – Profissional), Copa Paulista (2023 – Profissional), Paulista Sub-15 (2022), Paulista Sub-17 (2024) e Paulista Sub-20 (2022-2023).

FICHA TÉCNICA
PAULISTA FEMININO SUB-17 – FINAL

FERROVIÁRIA 2X1 CORINTHIANS
Data/horário: domingo, 24 de novembro de 2024, às 15h (Brasília)
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Ariana Manfredi Leite, auxiliada por Veridiana Contiliani Bisco e Maria Eduarda Silva Pires; 4ª árbitra: Talita Ximenes de Freitas
Cartões amarelos: Shay (Ferroviária); Débora e Julia Faria (Corinthians)
Gols: Gabi Pusch (aos 4′ do 2T) e Pezão (aos 12′ do 2T) para a Ferroviária; Helô Camargo (aos 32′ do 2T) para o Corinthians
Transmissão: Futebol Paulista (YouTube)

Texto e foto: Rafael Zocco/Ferroviária