Esta é a segunda maior transação da história envolvendo um clube brasileiro. O valor é de cerca de R$1.080.000,00 (um milhão e oitenta mil reais), com contrato até 2027, e a Ferroviária ficará com 25% dos direitos econômicos. Caso a atleta retorne ao Brasil, as Guerreiras Grenás terão prioridade em uma futura negociação.
“Eu levo muita coisa e sou grata ao clube que abriu as portas para mim neste mundo do futebol. Foram momentos maravilhosos que eu vivi aqui, como jogadora. Com certeza, este não será o último ciclo. Agora, vou iniciar uma nova caminhada em minha vida, mas com certeza, tudo o que eu vivi aqui, será lembrado pra sempre e ficará marcado com a minha família na arquibancada, com todo mundo gritando o meu nome. Obrigado, torcedor e nação afeana, por todos este anos. Terão um espaço pra sempre no fundo do meu coração”, declarou a atleta em sua despedida do clube.
Uma das grandes promessas do futebol feminino brasileiro e mundial dos últimos anos, Aline Gomes Amaro saiu de Tabatinga para surgir com o seu futebol vistoso nas Guerreirinhas Grenás, em 2019, já se destacando em 2020, em plena pandemia do coronavírus.
No ano seguinte, com 15 anos, foi relacionada pela primeira vez no futebol profissional das Guerreiras Grenás na partida contra o Flamengo, pela 15ª rodada do Brasileirão Feminino, onde teve participação no segundo gol na vitória por 2 a 1, em partida realizada em Bauru.
Ela esteve no primeiro jogo das quartas de final, quando havia completado 16 anos, e marcou seu primeiro gol no profissional, na vitória sobre o Santos, por 3 a 2.
Ainda em 2021, esteve presente na conquista da Liga de Desenvolvimento Sub-16, o que deu às Guerreirinhas Grenás o primeiro título de nível nacional, além de dar a vaga para a CONMEBOL Fiesta Evolucíon, que é disputada tradicionalmente no Paraguai.
Em 2022, com as Guerreirinhas Sub-20, fez o gol sobre o São Paulo que deu o título inédito do Paulista Feminino da categoria. A atleta considera este o gol mais bonito feito na carreira, quando driblou quatro adversárias antes de concluir a jogada. Pelo Brasileirão Feminino, a atleta recebeu da CBF o prêmio de Revelação do campeonato.
No mesmo ano, esteve presente com a Seleção Brasileira Feminina na conquista do Sul-Americano Sub-17, além de ter disputado os Mundiais desta categoria e também o Sub-20, onde conquistou o terceiro lugar.
Em 2023, Aline Gomes viveu a sua fase mais goleadora pelas Guerreiras Grenás, marcando 13 gols em 30 jogos disputados, sendo vice-campeã do Brasileirão Feminino e campeã da Copa Paulista Feminina, sendo este o seu primeiro título como atleta profissional. Ao todo, foram 68 jogos e 15 gols marcados.
A então treinadora da Seleção Brasileira Feminina, a sueca Pia Sundhage, a convocou para a disputa da Finalíssima contra a Inglaterra e também para o amistoso contra a Alemanha, onde fez a sua estreia com apenas 17 anos. Ela também integrou o grupo que disputou a Copa do Mundo Feminina, na Austrália e Nova Zelândia. Aline é a única jogadora a passar por três categorias da Seleção em menos de dois anos: Sub-17, Sub-20 e Principal.
Com prêmios individuais, ganhou três troféus pelo ESPN Bola de Prata 2023, como de Melhor Atacante, Revelação do Brasileiro Feminino e também Bola de Ouro, sendo a jogadora mais jovem a ganhar a honraria, com 18 anos. Ela também recebeu o troféu NXGN (Next Generation), do portal GOAL, estando entre as nove principais promessas do futebol mundial, abaixo dos 19 anos, e prêmios de jogadora do mês do Brasileirão Feminino da temporada 2023.
As Guerreiras Grenás têm muito orgulho em ter feito parte da vida de Aline Gomes, dando o espaço digno para ela apresentar o seu futebol e ser a inspiração para o futuro da modalidade, principalmente das Guerreirinhas Grenás. Desejamos sorte e sucesso em seu novo desafio, eterna Guerreira Grená.
Fotos: Rafael Zocco/Ferroviária SAF