As Guerreiras Grenás vão para a disputa da terceira competição no ano e estreiam no Paulistão Feminino diante do Palmeiras, nesta quinta-feira (23), às 15h, no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí. A partida terá transmissão do sportv.

Embalada na temporada, a equipe comandada por Jéssica de Lima vem de invencibilidade dentro do Brasileirão Feminino, obtendo sete vitórias e três empates nos 10 jogos disputados, além de possuir a zaga menos vazada, sofrendo apenas cinco gols. A última derrota aconteceu a mais de três meses atrás, quando no dia 15 de fevereiro, foi superada pelo Corinthians por 2 a 0, na Neo Química Arena, pela semifinal da Supercopa Feminina.

Por isso, a atacante Nat Vendito ressaltou o grande momento vivido e pode servir como inspiração para o pontapé inicial no estadual, destacando a competição como uma das mais tradicionais de todo o país.

“As expectativas são as melhores possíveis. A gente vem fazendo um bom trabalho no nacional e agora tem a chegada do estadual. Esta transição entre a categoria de formação e profissional tem contribuído, sendo bicampeão [estadual no Sub-20], tendo esta oportunidade em agregar no elenco profissional”, contou a jogadora.

Já a lateral-esquerda Katielle enalteceu a competição, espera contribuir ao máximo com a equipe grená e quer a conquista inédita em sua carreira.

“Sabemos o quanto o Campeonato Paulista é forte aqui, espero contribuir da melhor maneira possível e quero ter este título, pois nunca conquistei um título paulista”, contou a atleta.

FICHA TÉCNICA
PAULISTÃO FEMININO – 1ª RODADA
PALMEIRAS X FERROVIÁRIA
Data: quinta-feira, 23 de maio de 2024
Horário: 15h (Brasília)
Local: Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí
Arbitragem: Marianna Nanni Batalha, auxiliada por Leandra Aires Cossette e Juliana Vincentin Esteves; 4ª árbitra: Adeli Mara Monteiro
Transmissão: sportv

Confira a sequência de jogos das Guerreiras Grenás dentro do Paulista:

1ª RODADA – Palmeiras x Ferroviária – 23/05 – 15h – estádio Jayme Cintra, em Jundiaí
2ª RODADA – FOLGA
3ª RODADA – Red Bull Bragantino x Ferroviária – 05/06 – 17h – estádio Gabriel Marques Silva, em Jundiaí
4ª RODADA – Ferroviária x São Paulo – 12/06 – 16h – estádio Fonte Luminosa, em Araraquara
5ª RODADA – Ferroviária x Marília – 19/06 – a definir
6ª RODADA – Realidade Jovem x Ferroviária – 30/06 – a definir
7ª RODADA – Corinthians x Ferroviária – 03/07 – a definir
8ª RODADA – Ferroviária x Santos – 14/08 – a definir
9ª RODADA – Pinda x Ferroviária – 25/09 – a definir
10ª RODADA – Ferroviária x Taubaté – 29/09 – a definir

LONGEVIDADE E TÍTULO

Equipe mais longeva entre as 11 participantes, as Guerreiras participarão pela 18ª vez consecutiva da competição. A última conquista aconteceu no ano 2013 e de forma invicta, quando empatou os dois jogos em 1 a 1 diante do São José e levou o título por ter obtido a melhor campanha entre os classificados. Ao todo, foram 18 jogos, com 12 vitórias e seis empates.

REMANESCENTES

Quatro atletas que estão no elenco atual estiveram na última conquista estadual: a goleira Luciana, a lateral-direita Daiane, a volante Nicoly e a atacante Neném.

MAIOR GOLEADA

Ao longo das participações, a Ferroviária obteve a sua maior goleada da história dentro do Paulistão Feminino. Diante do Botucatu, a equipe grená venceu por 19 a 0, na Fonte Luminosa, no ano de 2013.

A MAIS JOVEM A MARCAR

No ano de 2008, a Ferroviária enfrentou o Rio Branco de Americana logo na primeira rodada. Em partida realizada na Fonte Luminosa, as Guerreiras golearam pelo placar de 14 a 0, com destaque para a jovem araraquarense, Bia Zaneratto, que iniciava a carreira no mundo futebolístico. Com apenas 14 anos de idade e utilizando a camisa 16, ela marcou o 10º gol do jogo.

Texto: Rafael Zocco/Ferroviária SAF
Foto: Cárila Covas/Ferroviária SAF