As Guerreirinhas Grenás abrem o futebol feminino da Ferroviária na temporada com a disputa do Brasileirão Feminino Sub-20. A equipe enfrentará o Santos, nesta quinta-feira (8), às 17h, na Fonte Luminosa, com entrada gratuita. A partida terá transmissão exclusiva do canal TV Ferroviária, pelo YouTube.

Com novidades no elenco, as Guerreirinhas serão comandadas, nesta temporada, pela ex-jogadora do clube, Andréia Rosa. Antes, a treinadora teve experiência como auxiliar técnica no time Sub-15 em 2022, mas ingressou logo na comissão técnica das Guerreiras Grenás sob a liderança de Jéssica de Lima.

Primeira atleta formada no clube a se tornar treinadora, Rosa vive a expectativa de estrear no comando técnico, ainda mais jogando na Fonte.

“Para mim está sendo um momento muito importante da minha vida. É um desafio enorme mesmo jogando futebol por mais de 25 anos e agora poder compartilhar tudo o que eu aprendi na minha carreira inteira como atleta poder dividir junto com a comissão muito competente que chegou também. É um trabalho transdisciplinar e estamos cada dia a mais aprendendo. Eu vou tentar sempre trazer este meu espírito, como era dentro de campo, de ser combativa, uma guerreira, de não desistir e ser agressiva, mas de jogar com a bola também”, detalhou a nova treinadora.

Um dos reforços para a temporada, a zagueira Monique tem se mostrado adaptada a rotina de treinos e ao convívio com as de mais atletas, e quer conquistar os três pontos jogando em casa diante das Sereinhas.

“Quando eu cheguei, não acreditei que estava na Ferroviária, por ser um time grande. Eu estava em Santa Catarina, então tudo está sendo novo para mim. O início do ano tem sido bem intenso, com treinos pegados, mas estou me adaptando. Todo mundo está me ajudando e o elenco é muito bom para a disputa do Brasileiro”, comentou a atleta.

Já a experiente Laurinha é uma das remanescentes do grupo e vai para terceira disputa de Brasileirão. Ela falou da expectativa na estreia e espera agregar com sua experiência para as novas atletas que estão chegando para a categoria.

“As expectativas são as melhores, a preparação está sendo muito boa e com treinos intensos. A comissão é nova, tem passado informações para gente para o nosso novo modelo de jogo. Eu espero passar também bastante confiança para as meninas mais jovens e espero ajudar elas”, contou.

FORMATO DE DISPUTA

O Brasileirão Feminino Sub-20 conta com a presença de 20 clubes, que foram distribuídas em quatro grupos com cinco times em cada.

Nesta primeira fase, os grupos se enfrentam entre si (Grupo A x Grupo B; Grupo C x Grupo D), em jogos de turno e returno. Avançam duas equipes de cada às quartas de final.

A Ferroviária está no Grupo B, que conta com Atlético-MG, Internacional, Red Bull Bragantino e São Paulo, e enfrentará o Grupo A, com América-MG, Corinthians, Grêmio, Avaí/Kindermann e Santos.

Texto e foto: Rafael Zocco/Ferroviária SAF
Fotos no FLICKR