As Guerreirinhas Grenás de 14 a 18 anos que vem para Araraquara em busca do sonho de se tornarem jogadoras de futebol contam com a estadia do alojamento exclusivo. Atualmente, o clube tem duas casas (do Sub-15 e do Sub-17), com cerca de 50 meninas alojadas e 11 monitoras que se dedicam para auxiliarem no processo extracampo das jovens atletas.

Com isso, o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) realizou a capacitação das monitoras dos alojamentos para o ano de 2024. A assistente social Fabiana Nascimento ressaltou a importância de reunir as profissionais que trabalham neste processo. “As monitoras precisam entender que muitas das regras não foram criadas pelo clube, mas sim pelas normas e condutas de um alojamento e dentro das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente, como uma forma de proteger a atleta”, disse Fabiana.

O objetivo é que a monitoria faça o trabalho de uma forma segura, eficaz e assertiva. “As pessoas que ali trabalham, elas precisam ter essa noção que elas são educadoras. Elas precisam ter ouvido e olhar atento, uma fala coerente, assertiva, e não ficar só observando a rotina delas”, comentou a assistente social.

Fabiana completa. “Nós temos a preocupação de estar cuidando das jogadoras fora de campo, de criar um alojamento acolhedor, seguro e humanizado, onde está cheio de sonhos. As monitoras precisam entender a importância do trabalho delas”, apontou.

Assistente Social Fabiana Nascimento

A psicóloga Camila Rapatoni também participou do momento e destacou a importância para o bom relacionamento entre todas. “A ideia foi de atualização com relação as rotinas e normas, cuidados com nossas atletas e para ouvir um pouco também as necessidades daquelas que cuidam do bem mais preciosos das famílias de nossas Guerreirinhas que são suas filhas. Tivemos um espaço de muitas trocas, ensinamentos e aprendizados. Nossas monitoras são a representação da nossa instituição e devem trabalhar sempre de forma ética e acolhedora prezando pelo bem-estar de todas”, finalizou.

Psicóloga Camila Rapatoni

Fizeram parte da capacitação as monitoras:
Adriana Nascimento Bueno
Andreia da Silva Casagrandi
Dandara Tulani Gustavo Salvador
Eloisa Fernanda Oliveira Camargo
Lucia Helena Bento
Lucila Maria da Silva
Maria Inês da Silva
Mariana Cristina Gavião
Mirian Barros da Silva Pereira
Sonia Pazeli da Silva Pereira
Vanessa de Souza Romanini

Texto e fotos: Cárila Covas/Ferroviária SAF