No início desta semana, a Diretora de Futebol Feminino da Ferroviária Nuéli Silveira e a Coordenadora das Categorias de Formação do Futebol Feminino Rafaela Esteves estiveram em São Paulo atuando na grade de programação da Federação Paulista de Futebol.
PROGRAMA DE LIDERANÇA FEMININA
A terça-feira (24) foi de aula presencial da 4ª edição do Programa de Liderança Feminina, com palestras que abordaram plano de carreira, transição de carreira, geração de valor, liderança e a visão de mulheres líderes no mercado.
Nuéli Silveira, a Diretora de Futebol Feminino da Ferroviária, que esteve na mesa redonda falando sobre sua carreira e trajetória, destacou a importância de eventos como esse para promover o protagonismo das mulheres na modalidade. “Tanto a Ferroviária quanto a Federação Paulista de Futebol acreditam e criam formas para que as mulheres tenham espaço no mercado e, principalmente, que elas possam ser protagonistas”, falou.

O evento foi mediado por Heloisa Rios, com a presença também de Ana Lorena Marche, Diretora de Futebol Feminino da FPF, e Roseli de Belo, ex-atacante da Seleção Brasileira e Gestora de Futebol Feminino.

CURSO PARA SUPERVISORES
Já a segunda-feira (23) marcou o encerramento da 3ª edição do Curso para Supervisores de Futebol, também com palestras e atividades teóricas sobre a função no futebol, para formar e capacitar supervisores, aprimorando o conhecimento na área.
A Coordenadora das Categorias de Formação do Futebol Feminino Rafaela Esteves contribuiu para o debate, falando sobre as especificidades do futebol de meninas e mulheres. “É uma honra, novamente, estar participando como palestrante, tendo a oportunidade de falar sobre as particularidades do futebol feminino, em específico na Ferroviária. Acredito que tal iniciativa da FPF Academy é de suma importância e tem o objetivo de contribuir e aperfeiçoar na formação de profissionais que já atuam na função de supervisores ou aqueles que buscam uma oportunidade no cenário futebolístico”, comentou.
Ela também ressaltou a importância do conteúdo do curso para a capacitação desses profissionais. “Tenho certeza que o conteúdo de todo curso será fundamental para os profissionais conseguirem ter uma visão macro de uma função de extrema relevância nos processos internos e externos de um clube de futebol”, finalizou.

As atividades contaram também com a presença de Diego Teixeira (Red Bull Bragantino), Diego Castro (Santos Futebol Clube), Lúcio Branco (Corinthians), Bruna Rufino e José Carlos dos Santos (São Paulo).

Texto: Cárila Covas/Ferroviária SAF
Fotos: Pri Fiotti/Ag.Paulistão e Ronaldo Barreto/Ag.Paulistão