Neste mês de julho, a Ferroviária somou 12 convocações entre todas as categorias da Seleção Feminina do Brasil. Enquanto a equipe principal se prepara para a Copa do Mundo na Austrália, o sub-15 teve sua primeira convocação na história. Além disso, o sub-17 e sub-20 iniciaram novos ciclos.

O sub-20 está reunido em Porto Alegre-RS, onde passa por um período de treinamentos de 10 a 18 de julho. A equipe conta com a centroavante Rhaissa Oliveira, única representante grená.

Já na primeira lista da Seleção sub-15, divulgada no dia 4 de julho, cinco Guerreirinhas estão presentes: a defensora Andreyna, as meio-campistas Eloá e Bia, e as atacantes Sofia e Lara. As jogadoras embarcam para o período de treinamentos após a decisão do Festival Feminino sub-14, que acontece no domingo (16), em Santo André, contra o Corinthians.

A equipe sub-17 encerrou sua primeira convocação de 2023 no último domingo, dia 9, depois de 11 dias na Granja Comary, em Teresópolis-RJ. Entre as convocadas, cinco são da Ferroviária, a goleira Isa Faichel, as zagueiras Marina Camacho e Maria Fernanda – que estava no Ceará e assinou com a Ferroviária na última semana – a volante Thaisinha e a atacante Gabi Pusch.

Na principal, a atacante Aline Gomes está entre as três suplentes do grupo que se prepara para disputa da Copa do Mundo feminina na Austrália.

Entre as convocações, a posição que as Guerreirinhas mais aparecem é no ataque, sendo servida pelas artilheiras das competições de base e profissional. Confira os números da temporada pelo clube:
Aline Gomes (principal) – 11 gols: 10 gols Brasileirão A1 e 1 gol no Paulista
Rhaissa Oliveira (sub-20) – 12 gols: 5 gols Liga de Desenvolvimento sub-16, 6 gols Brasileiro feminino sub-20 e 1 gol Paulista feminino sub-17.
Gabi Pusch (sub-17) – 13 gols: 4 gols Liga de Desenvolvimento sub-14 e 9 gols Paulista feminino sub-17.
Sofia (sub-15) – 2 gols: 2 gols Festival Feminino sub-14

PRIMEIRO SEMESTRE
Contando os sete primeiros meses de 2023, a Ferroviária tem, ao todo, 17 convocações para as Seleções Femininas do Brasil. Com as 12 já citadas, as goleiras Luciana (principal) e Leilane (sub-20), a zagueira Grazy (sub-20), a lateral-direita Luana Gusmão (sub-20) e a meia Ingryd (principal), também já passaram um período de treinamentos com as respectivas categorias.

Texto: Cárila Covas/Ferroviária SAF