No último sábado (25), a Ferroviária realizou uma seletiva para atletas que sonham em se tornar uma jogadora de futebol das Guerreirinhas Grenás. Com 210 inscritas, a seletiva foi organizada em dois turnos no Parque Pinheirinho, em Araraquara, onde participaram atletas nascidas entre os anos 2005 e 2011, para integrarem as equipes sub-12, 14, 15, 16, 17 e 20. Além de atletas do estado de São Paulo, a seletiva também contou com atletas dos seguintes estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal.
No total foram 20 aprovadas, que retornarão para uma segunda fase de avaliação, com data a definir, onde terão oportunidade de participar dos treinamentos das equipes sub-15 e sub-17/20.
Essa é a primeira seletiva realizada pela Ferroviária para as categorias de formação das Guerreiras em 2023. Nos próximos meses, a Captadora das categorias de formação do futebol feminino, Karina Konzen, estará em visita nas seguintes cidades: Monte Mor-SP (11/03), Araxá-MG (08/04) e Tocantins-MA (23 a 30/04). Também estará presente na seletiva da Federação Paulista de Futebol nos dias 25 e 26/03 (São Paulo/SP) e 15 e 16/04 (São Carlos/SP).
A Coordenadora das categorias de formação do futebol feminino da Ferroviária, Rafaela Esteves, falou sobre a importância das seletivas. “A seletiva tem como um dos objetivos incentivar o sonho dessas meninas em ser uma jogadora de futebol. Nesse primeiro momento, elas têm a oportunidade de participar gratuitamente da seletiva e, as que se destacaram, retornarão para a segunda fase, onde serão avaliadas pelas comissões técnicas das categorias correspondentes. Esperamos cada vez mais atingir essas meninas que buscam pelos seus sonhos e, por muitas vezes, acabam não tendo oportunidade de treinar com meninas em específico da mesma idade”, disse.
Karina Konzen também falou sobre a seletiva realizada em Araraquara. “Foi uma seletiva com o nível tecnicamente bem elevado entre todas as categorias. Ficamos felizes que nesse processo de formação conseguimos aprovar 20 atletas para a segunda etapa. Agora, as aprovadas terão um período de uma semana com as respectivas categorias, onde conta com atletas experientes, algumas com passagens na Seleção Brasileira, o que vai motivá-las e também elevar a intensidade dos treinamentos”, comentou.
Calendário cheio
As categorias de base do futebol feminino da Ferroviária estão com calendário cheio em 2023. O primeiro desafio será o Brasileiro sub-20, que está previsto para iniciar dia 08/03.
Elas ainda terão pela frente as disputas do: Brasileiro sub-17; Paulista sub-15, 17 e 20; Festival da Federação Paulista de Futebol sub-12 e 14; Liga de Desenvolvimento sub-14 e 16; Copa Nike sub-17 e Jogos Abertos do Interior, onde representam o município de Araraquara.
Foto: Divulgação/Ferroviária SAF