Nesta quinta-feira (08), as Guerreiras Grenás chegaram a ficar com três gols de desvantagem no placar, mas conseguiram um empate heroico em 4 a 4 com o Palmeiras, na Fonte Luminosa, pela primeira partida da semifinal do Paulistão Feminino. Os gols da AFE foram marcados por Laryh (2), Ingryd e Rafa Mineira.

O jogo da volta entre Ferroviária e Palmeiras para decidir que irá à decisão do campeonato está marcado para segunda-feira (12), às 21h30min, na Arena Barueri. Quem vencer irá à final; outro resultado igual, independentemente do número de gols, levará a decisão aos pênaltis.

Na outra semifinal, Santos e São Paulo jogam no domingo (11) e decidem o outro classificado para a grande final.

O JOGO
Foi um jogo bastante equilibrado nos minutos iniciais. Aos 15 minutos, Mylena Carioca recebeu, carregou a bola e arriscou de fora da área, mas a bola foi pra fora. Aos 25, Ary Borges abriu o placar para o Palmeiras. Aos 29, Andressinha ampliou. Aos 33, bola lançada para Aline Gomes, que realizou um “chutamento” e a bola bateu no travessão. Aos 38, Eudimilla chutou de fora da área e a goleira defendeu em dois tempos. Aos 45, um golaço da Ferroviária: Ingryd recuperou a bola e arriscou da intermediária, encobrindo a goleira e fazendo um belo gol da Fonte, 2 a 1. Mas no minuto seguinte, o Palmeiras fez o terceiro com Bia Zaneratto.

Para a segunda etapa, a AFE voltou com uma alteração: Suzane no lugar de Eudimilla. Logo aos dois minutos, após cruzamento na área, Rafa Mineira chutou cruzado e a zaga afastou em cima da linha do gol. Aos oito, o Palmeiras ampliou com Ary Borges. A partir deste momento, a Ferroviária passou aa dominar a partida. Aos 12 minutos, Rafa Mineira pegou rebote e chutou forte de canhota para fazer um golaço, 4 a 2. Aos 17, após bate e rebate na área, Mylena Carioca tocou colocado e a zaga afastou perto da linha do gol. Aos 26, o terceiro gol grená: Mylena Carioca fez o lançamento, Laryh dominou, girou e bateu de esquerda sem chances para a goleira, 4 a 3. Aos 27, Carol Tavares entrou no lugar de Mylena Carioca. Aos 32, o gol de empate afeano: após bate e rebate na área, a bola sobrou para Laryh fazer o segundo dela e empatar a partida, 4 a 4! Aos 44, Suzane chutou cruzado e quase virou a partida, tiraram em cima da linha, mas foi marcado impedimento. Aos 50, Nicoly entrou no lugar de Rafa Mineira. Final de jogo, Ferroviária 4 a 4 Palmeiras.

A técnica Jéssica de Lima exaltou a importância de jogos como esse. “Não é fácil você buscar um jogo de 4 a 1 com 30, 35 minutos de jogo, tendo a possibilidade de virar o jogo contra uma equipe como a do nível do Palmeiras. Eu acho que jogos assim traz pra equipe umas marcas que, quando está ruim, esses jogos a gente lembra e ele te dá motivação pra continuar. Então jogos como esse ele forma o atleta resiliente, e isso é muito bom quando acontece, quando as atletas saem com essa sensação de que ‘caramba, eu posso fazer o que está dentro de mim, eu consigo colocar lá dentro do campo’. Elas foram um time completamente diferente no segundo tempo, com certeza deixou um imagem e uma sensação que podemos jogar de igual pra igual mesmo fora de casa”, pontuou (coletiva completa AQUI).

A atacante Laryh, artilheira da equipe na competição e autora de dois gols na partida, falou que agora é trabalhar firme para melhorar os erros. “A reação deixa a gente mais motivada, porque a gente sabe que ali por detalhes não saímos com a vitória, porque tivemos chances. Mas é cabeça no lugar, não adianta a gente achar que está ganho porque a gente conseguiu um empate com sabor de vitória. É trabalhar firme, melhorar o que a gente errou no primeiro tempo para chegarmos no segundo jogo e fazer um jogo melhor do que esse”, comentou (coletiva completa AQUI).

FICHA TÉCNICA
PAULISTÃO FEMININO –  SEMIFINAL – JOGO DE IDA
FERROVIÁRIA 4×4 PALMEIRAS

Data/horário: quinta-feira, 08 de dezembro de 2022, às 21h30
Local: estádio Fonte Luminosa (Araraquara-SP)
Arbitragem: João Vitor Gobi (árbitro); Amanda Pinto Matias e Veridiana Contiliani Bisco (assistentes); Guilherme Nunes de Santana (4º árbitro); Adriano de Assis Miranda (VAR).
Gols: Ingryd (45′ do 1T), Rafa Mineira (12′ do 2T) e Laryh (26′ e 32′ do 2T) para a Ferroviária; Ary Borges (25′ do 1T e 8′ do 2T), Andressinha (29′ do 1T) e Bia Zaneratto (46′ do 1T) para o Palmeiras.

Ferroviária – Luciana; Daiane, Luana, Camila e Barrinha; Ingryd, Rafa Mineira (Nicoly) e Eudimilla (Suzane); Aline Gomes, Laryh e Mylena Carioca (Carol Tavares). Técnica: Jéssica de Lima.

Palmeiras – Amanda; Bruna Calderan, Poliana, Julia Bianchi e Katrine; Andressinha (Carol Baiana), Duda Santos e Ary Borges; Camilinha (Day Silva), Byanca Brasil (Patrícia Sochor) e Bia Zaneratto. Técnico: Ricardo Belli.

Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF
Foto: Jonatan Dutra/Ferrovária SAF