As Guerreirinhas são campeãs do Festival Paulista Feminino sub-14 da Federação Paulista de Futebol! A conquista veio no último sábado (26) após vitória por 4 a 0 contra o Corinthians, no estádio Professor José Liberatti, em Osasco. Os gols da AFE foram marcados por Gabi Pusch (2), Sofia e Giulia.
É a segunda conquista da Ferroviária no Festival: em 2019, as Guerreirinhas derrotaram o Meninas em Campo nos pênaltis por 5 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
A campanha do título grená de 2022 foi perfeita: em sete jogos, foram sete vitórias, 19 gols marcados e nenhum sofrido. A AFE também teve a vice artilheira da competição: a atacante Gabi Pusch, com quatro gols marcados.
Na primeira fase da competição, as Guerreirinhas comandadas pelo técnico Anderson Clayton conquistaram a etapa de Araraquara após vencerem o São Paulo. O Corinthians conquistou a etapa de Santo André.
Campanha:
Etapa de Araraquara:
1ª rod – Portuguesa 0x2 FERROVIÁRIA
2ª rod – FERROVIÁRIA 3×0 Futebol Feminino Campinas
3ª rod – Realidade Jovem 0x2 FERROVIÁRIA
4ª rod – FERROVIÁRIA 2×0 São Paulo
5ª rod – FERROVIÁRIA 4×0 Realidade Jovem
6ª rod – FERROVIÁRIA 2×0 São Paulo
Decisão
Jogo único: Corinthians 0x4 FERROVIÁRIA
ANO HISTÓRICO
A Ferroviária chegou na final em todas as competições de base estadual disputadas em 2022. A equipe sub-14 venceu o Festival da Federação; a equipe sub-15 foi campeã paulista após derrotar o Centro Olímpico por 3 a 1; a equipe sub-17 foi vice-campeã paulista; e a equipe sub-20 foi campeã paulista após derrotar o São Paulo por 1 a 0.
Ainda neste ano, a equipe sub-16 conquistou o “Conmebol Fiesta Evolución”, a Libertadores da categoria, após derrotar o Liga Vallecaucana nos pênaltis por 4 a 3 (no tempo normal, empate em 1 a 1).
Pela Seleção Brasileira de base, a Ferroviária teve representantes nas conquistas dos títulos Sul-Americano sub-17 e sub-20, e também nas disputas da Copa do Mundo sub-20 e sub-17.
Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF
Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF