Nesta quarta-feira (02), as Guerreiras Grenás venceram Portuguesa por 8 a 0 na Fonte Luminosa, em partida válida pela 8ª rodada do Paulistão. Os gols da AFE foram marcados por Laryh (2), Ana Alice (2), Rafa Mineira, Mylena Carioca, Eudimilla e Ana Luiza.

Com o resultado, a Ferroviária conquista a terceira vitória consecutiva na competição e chega a 18 pontos, ultrapassando o Palmeiras e ocupando provisoriamente a quarta colocação. Nesta quinta (03), o Palmeiras, que tem 16 pontos, enfrentará o Taubaté fora de casa às 19h30min no complemento da rodada. É a terceira rodada consecutiva também que a Locomotiva não sofre gols (3 a 0 Pinda; 2 a 0 EC São Bernardo; e 8 a 0 Portuguesa).

Agora, as Guerreiras voltam a campo no dia 08 de novembro pela estreia da Ladies Cup para enfrentar o São Paulo, às 18h30min, na Fonte Luminosa. Pelo Campeonato Paulista, o próximo confronto está marcado para o dia 17 de novembro, contra o Palmeiras, fora de casa.

O JOGO
Na primeira partida após a disputa da Taça Libertadores da América, as Guerreiras iniciaram pressionando o adversário. Logo aos três minutos, o primeiro gol: Rafa Mineira cobrou falta e a goleira aceitou, Guerreiras na frente. Aos 16, após bela jogada, Suzane chutou de fora da área e obrigou a goleira a espalmar para fora. No minuto seguinte, Suzane cobrou falta e goleira espalmou novamente. Aos 25, Ingryd arriscou de fora da área a bola passou perto da trave direita da Lusa, quase o segundo gol. Aos 26, gol da Ferroviária: Suzane cruzou, a bola desviou na cabeça da zagueira e Laryh surgiu de trás e se jogou para chutar para o fundo do gol, 2 a 0. Aos 34, após linda troca de passes, Suzane invadiu a área, tocou para trás e Laryh só empurrou para marcar o terceiro da AFE e segundo dela. No minuto seguinte, Laryh roubou a bola, tocou para Carol Tavares, que cruzou e Eudimilla desviou para o gol, 4 a 0. Aos 37, Suzane cobrou escanteio, a bola desviou e sobrou para Ana Alice marcar de cabeça, 5 a 0.

Para a segunda etapa, a Ferroviária voltou com alterações: Karina, Aline Gomes e Ana Luiza entraram nos lugares de Daiane, Carol Tavares e Rafa Mineira. Aos quatro minutos, bela jogada de Barrinha que tocou por entre as pernas da zagueira, e encontrou Ana Luiza, que chutou de primeira e a bola passou perto da trave. Aos oito, Ana Luiza cobrou escanteio e Ana Alice marcou de cabeça o segundo dela na partida, o sexto gol da AFE. Aos 16, Luana e Mylena Carioca entraram nos lugares de Ingryd e Suzane. Aos 17, após rebote, Mylena Carioca empurra para o fundo do gol, 7 a 0. Aos 25, Ana Luiza chuta de fora da área e marcou um golaço, 8 a 0. Aos 26, Fany Gauto e Raissa entraram nos lugares de Eudimilla e Laryh. Aos 40, Aline Gomes arrancou com a bola e bateu de esquerda, mas a bola foi pra fora. Aos 44, pênalti para a Ferroviária, mas a goleira defendeu a cobrança de Fany Gauto. Final de jogo, Ferroviária 8 a 0 Portuguesa.

A técnica Jéssica de Lima falou sobre a partida. “Desde que eu cheguei, algo que a gente estava trabalhando e buscando muito, era a eficiência do nosso jogo ofensivo. Hoje aconteceu. Então isso faz com que eu pense que, em termos de eficiência, está dentro daquilo que a gente acredita. Então eu acho que hoje foi o melhor jogo, onde a gente conseguiu aliar nosso volume ofensivo com a nossa assertividade nas decisões e a eficiência de fato nas conclusões”, disse (coletiva completa AQUI).

A zagueira Ana Alice, autora de dois gols na partida, exaltou o trabalho de todo o grupo. “Estava atrás desse gol e hoje, graças a Deus, saíram dois. Fazia algum tempo que eu não marcava. A gente colocou em prática o que a Jéssica pediu, intensidade o tempo todo, e conseguimos fazer isso. Marcar em cima, fazer os gols, e a mobilidade das atletas ajudou bastante, tanto no meio de campo quanto no ataque, e facilitou na saída de jogo”, analisou (coletiva completa AQUI).

  • Álbum de fotos da partida: AQUI

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA FEMININO 2022 – 8ª RODADA
FERROVIÁRIA 8×0 PORTUGUESA

Data/horário: quarta, 02 de novembro de 2022, às 17h
Local: estádio Fonte Luminosa (Araraquara-SP)
Arbitragem: Renan Pantoja de Quequi (árbitro); Gabriel Alexandre Tostes Fleming e Gilberto Aparecido Romachelli (auxiliares); Tarciano Jose de Lima (4ª árbitro)
Gols: Rafa Mineira (4′ do 1T), Laryh (26′ e 35′ do 1T), Eudimilla (36′ do 1T), Ana Alice (38′ do 1T e 8′ do 2T), Mylena Carioca (17′ do 2T), Ana Luiza (26′ do 2T) para a Ferroviária.

Ferroviária – Luciana; Daiane (Karina), Ana Alice, Géssica e Barrinha; Ingryd (Luana), Suzane (Mylena Carioca) e Rafa Mineira (Ana Luiza); Carol Tavares (Aline Gomes), Laryh (Raissa) e Eudimilla (Fany Gauto). Técnica: Jéssica de Lima.

Portuguesa – Dani Lameu; Aninha (Sil), Sasá, Flaví (Leandra) e Amandinha (Bia Arcanjo); Alê (Tatha), Hulk, Isa Sca (Lu Morais) e Cyntinha (Vitoriano); Mari Ângelo e Thais Gabrielle (Ana Flávia). Técnico: Prisco Palumbo.

Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF
Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF