Neste domingo (16), as Guerreiras Grenás derrotaram o Defensor Sporting-URU por 1 a 0, no estádio Rodrigo paz Delgado, em Quito (Equador), pela 2ª rodada da Libertadores da América. O gol grená foi marcado por Rafa Mineira, ao sete minutos da segunda etapa.
Com o resultado, a Ferroviária chegou a seis pontos, com 100% de aproveitamento na competição. Na última rodada da primeira fase, quarta-feira (19), vai decidir a liderança do Grupo B contra o Boca Juniors-ARG, às 17h (horário de Brasília) / 15h (horário de Quito), no estádio Pozo Ribaldo. As duas equipes já estão classificadas para aa próxima fase, mas os argentinos estão na liderança por causa do saldo de gols: quatro contra dois.
O JOGO
Debaixo de muita chuva, as Guerreiras dominaram o primeiro tempo. Aos oito minutos, linda troca de passes pelo lado esquerdo, Barrinha tocou para Laryh dentro da área, que finalizou pra fora. Aos 11, Laryh deu belo passe para Mylena Carioca, que invadiu a área e finalizou para a defesa da goleira adversária. Aos 28, Eudimilla recebeu, girou na zagueira e finalizou forte, mas a goleira espalmou para escanteio. Aos 41, Mylena Carioca recebeu no bico da área, bateu colocado e com muita categoria, mas a zagueira salvou em cima da linha. No minuto seguinte, Mylena Carioca fez a jogada pela esquerda e cruzou para Laryh, que dominou e finalizou forte, a bola explodiu no travessão.
Para a segunda etapa, a AFE voltou com duas alterações: Luana e Daiane nos lugares de Ingryd e Karina. Aos sete minutos, o gol da Ferroviária: Rafa Mineira aproveitou o rebote e, de esquerda, colocou a bola na gaveta. Aos 19, Rafa Mineira cobrou falta direta para o gol, mas a goleira espalmou e salvou. Aos 21, nova substituição: Fany Gauto entrou no lugar de Rafa Mineira. Aos 27, Suzane arriscou de fora da área e a goleira buscou no cantinho. Aos 28, Carol Tavares entrou no lugar de Mylena Carioca. Aos 38, Nicoly entrou no lugar de Suzane. Final de jogo, Ferroviária 1 a 0 Defensor Sporting-URU.
A técnica Jéssica de Lima falou sobre a evolução da equipe. “A equipe está muito mais coesa, as meninas estão entendendo melhor as ideias. Esse entendimento faz parte de um progresso da equipe, de uma evolução da equipe. E a questão defensiva foi uma delas, e a ofensiva também, porque a gente está conseguindo encontrar espaços com maior facilidade, e isso é totalmente mérito delas, que estão assimilando os conteúdos que estamos passando”, disse (coletiva completa AQUI).
A lateral Barrinha também exaltou a evolução da equipe. “Eu acho que o trabalho tem feito com que a gente conheça como a Jessica gosta de trabalhar. A gente comprou a ideia, os treinamentos tem ajudado muito. A equipe vem se entrosando, e todas estamos dando o nosso melhor para tentar chegar”, pontuou (coletiva completa AQUI).
- Álbum de fotos da partida: AQUI
FICHA TÉCNICA
LIBERTADORES FEMININA 2022 – 2ª Rodada
DEFENSOR SPORTING-URU 0x1 FERROVIÁRIA
Data/horário: domingo, 16 de outubro de 2022, às 19h15min (horário de Brasília)
Local: estádio Rodrigo Paz Delgado (Quito, Equador)
Arbitragem: Maria Marotta (ITA), auxiliada por Tiziana Tasciatti (ITA) e Silvia Fernandez Perez (ESP); 4ª árbitra: Jenny Arias Parga (COL)
Gol: Rafa Mineira (7′ do 2T) para a Ferroviária.
Defensor Sporting-URU – Anabel Ubal; Camila Santos (Arias Bonilla), Maria Paz Vila, Romina Soravilla e Caterin Lima; Josefina Felix (Di Santi), Havelin Jara (Victoria Sena), Maria Cordoba (Sharon Lopez) e Naiara Ferrari; Juliana Castro (Micaela Fernandez) e Sofia Oxandabarat. Técnico: Juan Saralegui.
Ferroviária – Luciana; Karina (Daiane), Ana Alice, Camila e Barrinha; Ingryd (Luana), Suzane (Nicoly) e Rafa Mineira (Fany Gauto); Mylena Carioca, Laryh e Eudimilla. Técnica: Jéssica de Lima.
Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF