Nesta quinta-feira (13), as Guerreiras Grenás venceram o Club Ñañas-QUE por 1 a 0, no estádio Banco Guayquil, em Quito (Equador), pela primeira rodada da Libertadores. O gol foi marcado por Laryh, aos 12 minutos da primeira etapa.

A Ferroviária está com três pontos e ocupa a segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do Boca Juniors-ARG, que tem a mesma pontuação, mas melhor saldo de gol: dois contra um.

As Guerreiras voltam a campo pela competição continental no domingo (16), às 19h15min (horário de Brasília) / 17h15min (horário de Quito), para enfrentar o Defensor Sporting no estádio Banco Guayaquil.

O JOGO
O horário da partida, que inicialmente estava marcado para 19h15min (horário de Brasília), precisou ser alterado por causa das fortes chuvas que caíram na região do estádio Banco Guayaquil e atrasou o jogo anterior, entre Boca Juniors-ARG e Defensor Sporting-URU, que aconteceu no mesmo lugar.

Sendo assim, a partida ente Club Ñañas-EQU e Ferrovi´ria iniciou às 21h30min (horário de Braasília). Com a bola rolando, a Ferroviária foi pra cima do time equatoriano. Aos 11 minutos, Luana arriscou de fora da área e a goleira defendeu. No minuto seguinte, aos 12, a goleira adversária saiu errado e Laryh chutou de fora da área e encobriu a goleira para marcar um lindo gol, 1 a 0 Guerreiras. Aos 20, bela jogada pela esquerda: Rafa Mineira cruzou e Laryh se jogou para cabecear para o gol, mas a goleira defendeu. Aos 23, outra linda jogada grená: Eudimilla partiu em velocidade, tocou para Laryh, que ajeitou de calcanhar novamente para Eudimilla; ela bateu de primeira mas acertou a rede pelo lado de fora. Aos 42, Mylena Carioca partiu pra cima de duas zagueiras, levou a melhor e cruzou para a área, Rafa Mineira pegou de primeira, mas a bola subiu demais e foi por cima do gol.

Para a segunda etapa, a Ferroviária voltou com uma alteração: Carol Tavares entrou no lugar de Eudimilla. No início da segunda etapa, as Guerreiras chegaram com perigo duas vezes com Carol Tavares, e quase ampliou o placar. Aos dez minutos, chegada perigosa do Ñañas-QUE: em lance a “queima roupa”, Luciana fez grande defesa para manter a vantagem das Guerreiras. Aos 19, nova alteração na AFE: Amanda entrou no lugar de Rafa Mineira e, aos 35, Nicoly entrou no lugar de Luana. Aos 36, Amanda tocou para Barrinha, que invadiu e área e bateu cruzado, a bola passou a goleira mas Caicedo tirou de carrinho o que seria o segundo gol grená. Aos 38, outra grande defesa da Luciana após forte chute da equipe equatoriana: uma pancada de fora da área que ela espalmou para escanteio. Aos 42, Ana Alice entrou no lugar de Laryh. O jogo ainda teve seis minutos de acréscimos, mas o resultado não se alterou: Club Ñañas-EQU 0 a 1 Ferroviária.

A técnica Jéssica de Lima exaltou a vitória grená. “Foi um jogo onde nós praticamente dominamos o primeiro tempo. A gente conseguiu colocar nossas propostas em ação e fomos muito bem dentro daquilo que a gente tinha programado e treinado. No segundo tempo, até uns 20, 25 minutos, acho que a gente estava bem também, depois acabamos tendo uma queda de rendimento, um pouco pela proposta de jogo do adversário, bolas muito longas, e ele acaba desgastando. E aí as meninas acabaram sentindo um pouquinho, que é uma partida de estreia, que teve uma questão de paralisação por conta da chuva, jogando contra o time da casa. Então o resultado pra mim foi muito positivo, dentro daquilo que eu visualizava, e a vitória veio”, disse (coletiva completa AQUI).

A atacante Laryh, autora do gol da vitória, falou sobre o lance que decretou os três pontos para a AFE. “Acho que fizemos um bom jogo, fizemos uma boa preparação. Eu contei com o erro da goleira e tive um pensamento rápido de chutar para o gol. Eu percebi que ela estava muito longe do gol, eu já dominei e bati de esquerda mesmo”, explicou (coletiva completa AQUI).

FICHA TÉCNICA
LIBERTADORES FEMININA 2022 – 1ª Rodada
CLUB ÑAÑAS-EQU 0x1 FERROVIÁRIA

Data/horário: quinta-feira, 13 de outubro de 2022, às 19h15min (horário de Brasília)
Local: estádio Banco Guayaquil (Quito, Equador)
Arbitragem: Adriana Farfan (BOL), auxiliada por Liliana Bejarano (BOL) e Ines Choque (BOL); 4ª árbitra: Maria Belen Carvajal (CHI)
Gol: Laryh (13′ do 1T) para a Ferroviária

Club Ñañas-EQU – Andrea Vera; Analiz Zambrano, Mayerly Rodríguez, Jessy Caicedo e Dayanna Díaz (Enyer Higuera); Marcela Quiñónez, Lucía Zarza (Nelly Córdoba) e Maireth Pérez; Ámbar Torres (Lisseth Moreno), María Bravo e Karen Páez. Técnico: Francisco Ramírez.

Ferroviária – Luciana; Daiane, Géssica, Camila e Barrinha; Luana (Nicoly), Ingryd e Rafa Mineira (Amanda); Eudimilla (Carol Tavares), Laryh (Ana Alice) e Mylena Carioca. Técnica: Jéssica de Lima.

  • Fotos da partida: AQUI

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF