No último sábado (25), a Ferroviária realizou uma seletiva para atletas que sonham em se tornar jogadora de futebol das Guerreiras Grenás. Organizada em dois períodos no Pinheirinho, em Araraquara, participaram atletas nascidas entre os anos 2004 e 2009, para integrarem as equipes sub-14, 15, 17 e 20.
Ao todo, foram 11 aprovações. Agora, as selecionadas voltarão para uma segunda fase de avaliação, com data a definir, onde terão oportunidade de participar dos treinamentos das equipes sub-15 e sub-17 das Guerreiras.
Durante a seletiva, as atletas Natalia Vendito (sub-17) e Ana Elisa (sub-15) conversaram com as participantes, contanto um pouco das experiências e início no futebol.

Essa é a segunda seletiva realizada pela Ferroviária para as categorias de formação das Guerreiras em 2022: a primeira foi realizada entre os dias 14 e 18 de fevereiro.
A Coordenadora das categorias de formação do futebol feminino da Ferroviária, Rafaela Esteves, falou sobre a importância das seletivas. “A seletiva é uma oportunidade para que meninas sonhadoras tenham oportunidade de integrar o elenco de uma equipe referência no futebol feminino. Atualmente, a Ferroviária mantém um projeto sólido nas categorias de formação e atua do sub-14 ao 20, cujo objetivo é promover treinamentos específicos e preparação adequada a longo prazo, através de profissionais qualificados. Assim, conseguem desenvolver suas habilidades e competências para estarem bem preparadas quando chegar a hora de vestir o manto grená na categoria profissional”, disse.
Karina Alt, Analista de mercado das categorias de formação do futebol feminino, também falou sobre a seletiva. “Muito elevado os níveis, entre todas as categorias. Ficamos felizes que nesse processo de formação conseguimos aprovar 11 para a segunda etapa. Agora as aprovadas terão um período de uma semana com as respectivas categorias”, comentou.
CALENDÁRIO CHEIO
As categorias de base do futebol feminino da Ferroviária estão com calendário cheio em 2022. As Guerreirinhas já disputaram o Brasileiro sub-20 e sub-17, além da Libertadores sub-16. Elas ainda terão pela frente as disputas do Paulista sub-15, 17 e 20, Festival da Federação Paulista de Futebol sub-14, Liga de Desenvolvimento sub-16 e Copa Nike sub-17, além da disputa da Disney Cup, em Orlando, vaga que foi adquirida pela Ferroviária após a conquista da “Libertadores” sub-16 em 2022. A equipe também deverá participar da Liga de Desenvolvimento sub-14, aguardando apenas a definição do regulamento.
Campeonatos de base que as Guerreiras disputam em 2022:
– Brasileiro feminino sub-20
– Brasileiro feminino sub-17
– Conmebol Fiesta Evolución sub-16 (LIBERTADORES)
– Paulista feminino sub-15
– Paulista feminino sub-17
– Paulista feminino sub-20
– Disney Cup sub-16
– Copa Nike sub-17
– Liga de Desenvolvimento sub-16
– Festival da Federação Paulista de futebol sub-14
Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SA
Fotos: Divulgação/Ferroviária SA