A Seleção Brasileira Feminina sub-17 conquistou o tetracampeonato do Sul-Americano no último sábado (19) e garantiu presença na disputa do mundial da categoria, que será disputado na Índia.

Com campanha irretocável, a Seleção venceu todos os sete jogos que disputou, marcou 33 gols e não sofreu nenhum. Para este feito, a técnica Simone Jatobá contou com a presença de seis atletas da Ferroviária: a goleira Leilane, a lateral-esquerda Yasmin, a zagueira Ana Grazyelle e as atacantes Rhaissa, Natalia Vendito e Aline Gomes.

Em todas as partidas da Seleção, pelo menos um gol foi marcado pelas Guerreirinhas. Ao todo, foram 10 gols marcados pelas Guerreirinhas, o que representa 30,3% do número total de gols da Seleção. Aline Gomes marcou 6 gols e terminou como vice artilheira da competição.

Na partida que definiu o título, vitória por 1 a 0 contra a Colômbia, Ana Grazy foi a capitã da equipe e o gol saiu dos pés de Rhaissa, após receber assistência de Aline Gomes.

Confira a campanha da Seleção e os gols marcados pelas Guerreirinhas:

Fase de Grupos
Brasil 3×0 Argentina (Aline Gomes 2 gols)
Brasil 7×0 Bolívia (Natália Vendito 1 gol)
Brasil 5×0 Paraguai (Aline Gomes 1 gol)
Brasil 6×0 Venezuela (Rhaissa 1 gol)

Quadrangular final
Brasil 8×0 Chile (Aline Gomes 2 gols)
Brasil 3×0 Paraguai (Aline Gomes 1 gol e Rhaissa 1 gol)
Brasil 1×0 Colômbia (Rhaissa 1 gol)

Antes da disputa do Sul-Americano, mais Guerreirinhas estiveram presentes na Seleção e participaram de pelo menos uma convocação nos treinos preparatórios para a disputa da competição. São elas: a lateral direita Aninha, a lateral esquerda Anita, a meia atacante Pepe e a atacante Geovanna.

Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SA
Foto: Adriano Fontes/CBF

Foto: Conmebol