A Ferroviária segue somando pontos e vitórias na Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando na Fonte Luminosa, a Locomotiva conquistou mais uma vitória e manteve os 100% de aproveitamento atuando em casa. A equipe venceu a Caldense-MG por 3 a 1, com gols de Marquinhos, Ian Luccas e Rodrigo Yuri. Com o resultado, a AFE foi a 32 pontos na classificação, na liderança do seu grupo. O time encerrou o tempo sem tomar gols, ao todo foram 1.075 minutos sem ser vazado, mas manteve a invencibilidade e agora já 12 jogos sem derrota. Na última rodada da Série D, a Ferroviária vai até Minas Gerais para enfrentar o Uberlândia-MG, domingo (05), às 17 horas.
O JOGO
Buscando manter a invencibilidade na Fonte Luminosa, a Ferroviária iniciou o jogo buscando o gol. Aos cinco minutos, a zaga da Caldense-MG saiu errado, Jefinho ficou com a bola, avançou e chutou, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, aos seis, Lucas Hipólito foi até a linha de fundo e fez um belo cruzamento para Marquinhos que, de cabeça, abriu o placar para a Locomotiva. Após o gol, a partida ficou equilibrada, sem chances de gol para ambos os lados.
A segunda etapa começou movimentada. Jefinho roubou a bola do zagueiro, invadiu a área e chutou de esquerda, mas a bola subiu e foi para fora. Aos seis minutos, Júlio Vitor recebeu de Léo Castro na área e chuta cruzado, mas o goleiro fez a defesa. Aos nove minutos, Roger Bernardo lança Jefinho, que chuta forte e obriga o arqueiro da Caldense-MG fazer a defesa em dois tempos. Aos 13 minutos, a equipe adversária empatou o jogo com João Vitor. Mas a Locomotiva não se abateu e aos 21 minutos, Júlio Vitor cruzou na área, a bola passou por todo mundo e Ian Luccas, nas costas do goleiro, colocou a Ferroviária novamente em vantagem. Aos 26 minutos, Rodrigo Yuri cortou o zagueiro na entrada da área e, de esquerda, acertou um chutaço na gaveta, ampliando na Fonte Luminosa e dando números finais ao jogo.
De acordo com o meia Rodrigo Yuri, autor do terceiro gol na vitória afeana, controlar as ações do jogo é fundamental para a equipe. “É importante sempre manter o controle do jogo, independente das circunstâncias e principalmente em casa, onde estamos acostumados com o campo, a bola é mais rápida, então, controlarmos o jogo, nos mantém muito perto da vitória a qualquer momento”, falou.
O técnico Elano Blumer elogiou a postura dos seus jogadores, mesmo com a equipe já classificada. “Eu tenho que valorizar o meu time porque em nenhum momento, mesmo com a classificação garantida, abaixamos a guarda. Temos respeitado todos os adversários e mesmo com a mudança de nome dos jogadores, a intensidade se mantém”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D – 13ª RODADA
FERROVIÁRIA 3-1 CALDENSE
Data/horário: sábado, 28 de agosto de 2021, às 17h;
Local: estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara;
Arbitragem: Halbert Luís Moraes Baia (AM), auxiliado por Leandro Matos Feitosa (SP) e Robson Ferreira Oliveira; 4º árbitro: Pietro Dimitrof Stefanelli;
Gols: Marquinhos (aos 6′ do 1T), Ian Luccas (aos 21′ do 2T), Rodrigo Yuri (aos 27′ do 2T) para a Ferroviária; João Vitor (aos 13′ do 2T) para a Caldense;
Ferroviária – Saulo; Bruno Leonardo, Roger Bernardo (Guilherme Castro) e Léo Rigo (Matheus Fernando); Léo Souza (Bernardo), Marquinhos (Rodrigo Yuri), Ian Luccas, Léo Castro e Lucas Hipólito; Jefinho e Luan (Júlio Vitor). Técnico: Elano Blumer.
Caldense – João Paulo; João Vitor, Morais, Victor Françoso e Geisandor (Mariotto); Guilherme Borges (Rafael Peixoto), Igor Pimenta, Stelyon (Nicholas Denzel) e Patrick Lopez (Bruno Rafael); Caio Ribeiro (Mariotto) e Gabriel Santos (Thawan). Técnico: Airton Trevizan.
Texto e foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA