Neste domingo (30), as Guerreiras Grenás derrotaram o Botafogo-RJ por 2 a 1, de virada, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. Os dois gols da AFE foram marcados por Leidiane. Apesar da Ferroviária ser a mandante, a partida aconteceu na cidade de Limeira, no estádio Major Levy Sobrinho, pois o gramado da Fonte Luminosa está passando por manutenção.

Com o resultado, a Locomotiva alcançou a terceira vitória consecutiva na competição e manteve uma invencibilidade de quatro jogos (empate com São Paulo-SP e vitórias contra Cruzeiro-MG, Napoli-SC e Botafogo-RJ). Agora, a Ferroviária tem 20 pontos e ocupa a 6ª colocação, dentro das oito equipes que avançam para a próxima fase.

As Guerreiras voltam a campo na próxima quinta-feira (03 de junho), para enfrentar o Santos, fora de casa.

O JOGO
As Guerreiras iniciaram a partida pressionando o Botafogo-RJ. Aos quatro minutos, Rafa Mineira cobrou falta na entrada da área e a bola explodiu no travessão. Aos seis, Ludmila fez boa jogada, foi travada pela zagueira e a bola sobrou para Amanda, que bateu de primeira e a goleira fez grande defesa. Aos 16, Aline Milene pedalou dentro da área, se livrou da marcação e bateu de esquerda, a bola passou por cima do gol com perigo. Aos 24, Rafa Mineira cobrou escanteio e Gessica completou de cabeça, a bola tirou tinta do travessão. Aos 28, Rafa Mineira lançou Lurdinha, que arrancou e disparou de fora da área, a goleira defendeu. Aos 31, o Botafogo-RJ chegou com perigo e Luciana fez grande defesa cara a cara com a atacante. Três minutos depois, nova chance do Botafogo-RJ, e nova defesa da Luciana. Aos 46, Rafa Mineira chutou de fora da área e a bola passou perto da trave.

Na segunda etapa, o time carioca abriu o placar aos nove minutos, com Brenda. Aos 13, as primeiras alterações na AFE: entraram Syd Blomquist, Samia e Leidiane nos lugares de Lurdinha, Luana e Aline Milene. Aos 18, o empate das Guerreiras: Carol Tavares cruzou e Leidiane completou de cabeça, 1 a 1. Aos 25, nova alteração na equipe grená: entrou Maisa no lugar de Ludmila. Aos 36, Carol Tavares arriscou de fora da área e a goleira defendeu. Aos 41, a virada grená: Rafa Mineira fez um passe maravilhoso e açucarado para Leidiane, que dominou, invadiu a área e bateu cruzado! Final de jogo, Ferroviária 2 a 1 Botafogo-RJ.

A técnica Lindsay falou que a Ferroviária busca a classificação em um posição favorável. “É importante os três pontos para estar no G8. Mas buscamos uma classificação para que possamos decidir em casa. Agora contra o Santos será um jogo duro, mas as nossas intenções é de chegar longe no campeonato, não importa o adversário”, pontuou.

A zagueira Gessica exaltou o poder de reação da equipe. “Acabamos somando a terceira partida com virada (Cruzeiro-MG, Napoli-SC e Botafogo-RJ). Sabemos do trabalho da nossa equipe, temos um grande time e, por mais que as adversidades apareçam, não desistimos. Foi importantíssima essa vitória. Sabíamos que com essa vitória nós daríamos um salto enorme e importante para a classificação. Esse é o principal objetivo que queremos: classificar bem e chegar nas fases finais do campeonato”, disse.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO 2021 – 11ª RODADA
FERROVIÁRIA 2×1 BOTAFOGO-RJ

Data/horário: domingo, 30 de maio de 2021, às 15 horas
Local: estádio Major Levy Sobrinho (Limeira)
Arbitragem: Daiane Caroline Muniz dos Santos (árbitra); Patricia Carla de Oliveira e Leandra Aires Cossette (auxiliares); Douglas Marques das Flores (4º árbitro).
Gols: Leidiane (18’ e 41’ do 2T) para a Ferroviária; Brenda (09’ do 2T) para o Botafogo-RJ.

Ferroviária – Luciana; Carol Tavares, Ana Alice, Gessica e Barrinha; Luana (Samia) e Amanda; Lurdinha (Syd Blomquist), Rafa Mineira e Aline Milene (Leidiane); Ludmila (Maisa). Técnica: Lindsay Camila.

Botafogo-RJ – Rubi; Bruna, Amanda, Káren e Laura (Micaele); Pepê e Vivian; Mylena, Brenda e Kélen (Kamilla); Juliana (Karol Lins). Técnico: Gláucio Carvalho.

Veja os gols da Ferroviária:

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA