Neste domingo (21), a Ferroviária irá enfrentar o América de Cali-COL na decisão da Libertadores da América Feminina. O jogo será às 19h45min (horário de Brasília), no estádio José Amalfitani (Vélez Sarsfield), e terá transmissão ao vivo pelo Facebook oficial da Conmebol e pela TV Bandeirantes para todo o Brasil, além do minuto a minuto através do twitter oficial da Ferroviária.
A Locomotiva conquistou vaga na decisão após derrotar o Universidad de Chile-CHI, nos pênaltis, por 7 a 6, após empate em 0 a 0 no tempo normal. Já as colombianas do América garantiram presença na final após derrotarem o Corinthians, também nos pênaltis, por 4 a 3.
Está é a quarta participação das Guerreiras no principal torneio continental e, pela terceira vez, chegam na decisão. Em 2015, a Ferroviária foi campeã após derrotar o Colo Colo-CHI na decisão por 3 a 1, na Colômbia. Em 2019, ficou com o vice campeonato no Equador.
Da equipe que foi campeã em 2015, a Locomotiva possui cinco atletas remanescentes no elenco: a zagueira Luana; as meias Nicoly, Rafa Mineira e Daiane (capitã da conquista); e a lateral Barrinha.
A técnica Lindsay disse que a AFE irá respeitar muito o adversário, mas quer impor o futebol grená. “Chegamos para essa final querendo a vitória. O América de Cali é uma equipe muito boa, que sabe jogar no seu campo, sabe se defender. Então vamos com muita cautela, respeitando o adversário, mas tentando impor o nosso futebol”, falou.
Já a goleira Luciana, que defendeu três pênaltis na semifinal, disse que o título seria a realização de um sonho, mas alertou para vencer as adversárias. “É um título que estou esperando faz tempo pra realizar esse sonho meu. Vai ser um jogo difícil, como todos até agora. É final, todo mundo quer ganhar. O América de Cali é um time bastante competitivo, difícil. Mas vamos estudar elas e, se Deus quiser, vamos sair com a vitória”, comentou.
Veja campanha da Ferroviária até a final:
1ª fase
Ferroviária 0x4 Libertad/Sportivo Limpeño-PAR
Ferroviária 1×1 Peñarol-URU
Ferroviária 4×1 Universidad de Chile-CHI
Quartas de final
Ferroviária 1×0 River Plate-ARG
Semifinal
Ferroviária 0 (7)x(6) 0 Universidad de Chile-CHI
Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SA
Toutes mes félicitations coach TELES LINDSAY. Nous sommes tous fiers de toi. Christian WEBER