Nesta segunda-feira (15), as Guerreiras Grenás derrotaram o River Plate-ARG por 1 a 0 e se classificaram para a semifinal da Libertadores Feminina, que está sendo realizada na Argentina. O jogo aconteceu no estádio Nuevo Francisco Urbano (Dep. Morón). O gol da AFE foi marcado pela zagueira Ana Alice.

Pela semifinal, a Ferroviária irá enfrentar o Universidad de Chile-CHI, na quinta-feira (18), às 17 horas, no estádio Nuevo Francisco Urbano (Dep. Morón). As duas equipes já se enfrentaram na primeira fase desta edição da Libertadores, e a locomotiva venceu por 4 a 1.

Esta é a quarta participação das Guerreiras na Libertadores da América e, pela terceira vez, alcançam pelo menos a fase semifinal da competição (campeãs em 2015 e vice em 2019).

O JOGO
Debaixo de uma forte chuva, o jogo foi bastante equilibrado. A primeira chance aconteceu aos 14 minutos, quando Aline Milene recebeu passe de Barrinha e, após bate rebate na área, chutou pra fora. Aos 38, Carol Tavares cruzou na área, Sochor dominou e finalizou, mas a goleira fez boa defesa. Aos 43, o gols das Guerreiras: Sochor cobrou falta na área e a zagueira Ana Alice completou de primeira, estufando as redes!

Na segunda etapa, o equilíbrio permaneceu. As Guerreiras voltaram com uma alteração: a técnica Lindsay colocou Rafa Mineira no lugar de Carol Tavares. Aos 20, nova substituição: Daiane entrou no lugar de Aline Milene. Aos 37, entrou Duda no lugar de Nicoly. E aos 43, entraram Amanda e Gessica nos lugares de Monalisa e Sochor. Final de jogo, Ferroviária 1×0 River Plate-ARG.

A técnica Lindsay exaltou a confiança das atletas, e diz que a equipe ainda vai crescer na competição. “Melhoramos em alguns aspectos, e temos algumas coisas a melhorar. Estamos mais confiantes, e as coisas estão melhorando. As meninas estão confiantes. Acredito que o jogo de hoje não foi um dos nossos melhores, poderíamos ter feito muito mais. Mas precisávamos ganhar, e foi isso que aconteceu. A tendência agora é tentarmos crescer mais ainda (na competição)”, disse.

A volante Nicoly, campeã da Libertadores pela Ferroviária em 2015, falou que o time estuda bastante as adversárias, e destacou o entrosamento das atletas. “Temos estudado muito os times, a gente se conhece bastante já, boa parte das meninas jogam junto há muito tempo. Agora é manter isso, continuar focada, acreditando no nosso trabalho. Acredito muito que entendemos o que tínhamos que fazer para vencer esse jogo (contra o River)”, falou.

FICHA TÉCNICA
TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA FEMININA 2020 – QUARTAS DE FINAL
RIVER PLATE-ARG 0x1 FERROVIÁRIA

Data/horário: segunda-feira, 15 de março de 2021, às 19h30min
Local: estádio Nuevo Francisco Urbano (Buenos Aires-ARGENTINA)
Arbitragem: Emikar Caldeiras-VEN (árbitra), Migdalia Rodriguez-VEN e Yoli Garcia-VEM (auxiliares)
Gol: Ana Alice (43’ do 1T) para a Ferroviária.

River Plate – Chiribelo; Melgarejo (Victoria), González, Mereles e Felipe; Morcillo, Penuna (Moreno), Del Trecco e Birizamberri; Pereyra e Martelli (Lezcano). Técnico: Daniel Reyes.

Ferroviária – Luciana; Monalisa (Gessica), Yasmin, Ana Alice e Barrinha; Luana, Nicoly (Duda) e Carol Tavares (Rafa Mineira); Aline Milene (Daiane), Sochor (Amanda) e Lurdinha. Técnica: Lindsay Camila.

Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SA
Foto: Divulgação/Conmebol