O autor da tese sobre a Ferroviária, “O futebol e os futebolistas do futuro: análise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso”, sob a orientação do professor Alcides Scaglia, aprovada pela faculdade de Educação Física da UNICAMP e que foi premiada como a terceira melhor do Brasil, Carlos Thiengo, esteve na Fonte Luminosa nesta segunda-feira (21) para, segundo ele, finalizar o seu doutorado. Ele foi recebido pelo presidente da Ferroviária Carlos Alberto Salmazo e entregou a tese e o seu livro: “Futebol e os futebolistas do futuro.”

A escolha pela Ferroviária, de acordo com Thiengo, veio pela sinergia que ocorre entre a cidade e o clube. “A escolha da Ferroviária foi por ela reunir alguns elementos que eu julgo muito importantes. A tradição na formação de futebolistas de alto rendimento, a estruturação da instituição e especialmente por ter uma relação muito próxima com a sociedade. A história de Araraquara e da Ferroviária se confundem. O clube respira essa identidade e a cidade respira a Ferroviária. Foram esses elementos principais, que nos fizeram optar pelo clube e também pela Ferroviária ter aberto às portas para fazer um estudo aplicado e isso mostra que a instituição está aberta ao conhecimento e isso foi de fundamental importância para que pudéssemos realizar aqui a pesquisa de campo”, afirmou.

O pesquisador ainda conta que, sua tese tinha três objetivos. “Tínhamos como objetivo principal analisar o currículo e outros três secundários, que eram verificar a questão histórica, que é muito presente e isso nos mostra que o currículo de formação de jogadores de futebol de alto rendimento, precisa estar ligado a essa tradição e cultura. O segundo ponto importante foi a relação do conteúdo planejado e o realizado no campo, que foi a observação participante que nos permitiu verificar isso. E o terceiro ponto, é o esforço institucional na busca da superação do paradigma, que é predominante no futebol, do que a gente chama de inatismo. Aqui, a crença nos processos e que o jogador pode ser formado a partir de uma identidade específica, isso foi muito singular para gente”, falou.

O motivo da visita de Thiengo na Fonte Luminosa, foi agradecer ao clube, por toda oportunidade que lhe foi dada. “Estou vindo aqui hoje porque, eu digo que estou concluindo meu doutorado. Apesar da tese ter sido defendida em agosto de 2019, vim aqui tentar retribuir um pouco do que o clube me deu, pela oportunidade. Como é uma pesquisa aplicada, nada melhor do que devolver para a instituição, de alguma forma, uma retribuição, a tudo que ela me propiciou quanto pesquisador. Então estou aqui para agradecer a Ferroviária e dizer muito obrigado a todos do clube, que me abriram às portas desta Locomotiva Grená”, finalizou.

Texto e foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA