Nesta quinta-feira (03), a Ferroviária derrotou o Botafogo por 1 a 0 no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no jogo de volta das oitavas de final da Copa Paulista, e avançou para as quartas de final da competição. O gol da Locomotiva foi marcado por Marcos Paulo.
Com o resultado, a Ferroviária terminou o Bota-Ferro vencendo por 2 a 0 no placar agregado, já que tinha vencido o jogo de ida também por 1 a 0, na Fonte.
Agora, a AFE irá enfrentar o Marília em partidas de ida e volta nas quartas de final. A primeira partida será no domingo (06), às 19 horas, na Fonte Luminosa.
O JOGO
Foi uma partida equilibrada desde o início. A primeira chance surgiu aos dez minutos, quando Ednei cruzou na área e Gleyson cabeceou por cima do gol. Aos 33, Velicka arriscou de longe e o goleiro defendeu. Aos 46. Jhoninha soltou uma pancada da intermediária e o goleiro se esforçou para evitar o gol afeano.
No segundo tempo, aos três minutos, Emerson Santos desviou cobrança de escanteio, mas o goleiro defendeu. Aos 15, o Botafogo chegou com perigo com Alan Dias, e o goleiro Tom fez bela defesa. Aos 22, Rafael dominou na lateral direita, deixou o zagueiro no chão, invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora. Aos 31, o Botafogo chegou com perigo novamente, e Tom defendeu a queima roupa. Aos 39, o gol da Ferroviária: Ednei cobrou escanteio e Marcos Paulo desviou de cabeça para o fundo do gol. Final de jogo, Botafogo 0x1 Ferroviária.
O técnico Márcio Griggio falou que o time seguiu a proposta inicial e o gol trouxe tranquilidade para garantir a classificação. “A proposta era não tomar o gol, fazer uma marcação forte no nosso campo. Conseguimos compactar bem a equipe e tivemos algumas chances importantes no primeiro tempo. Já no segundo tempo, continuamos da mesma forma, eles vieram mais pra cima. Aí coloquei dois jogadores, um de mais velocidade que é o Rafael, e o Marcos Paulo, que é mais de força, para se juntar com o Gleyson. Conseguimos neutralizá-los e numa bola parada conseguimos o gol que trouxe tranquilidade para a equipe”, analisou.
Já o atacante Marcos Paulo, autor do gol da vitória, disse que agora é foco no próximo confronto. “Vinha procurando esse gol desde o início da competição, e hoje num momento bom, num clássico, ele saiu. Agora é foco na próxima fase, foco no Marília, continuar os pés no chão continuar trabalhando para buscarmos coisas na competição”, falou.
FICHA TÉCNICA
COPA PAULISTA – OITAVAS DE FINAL (2º jogo)
BOTAFOGO 0x1 FERROVIÁRIA
Data/horário: quinta-feira, 03 de dezembro de 2020, às 15 horas
Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Arbitragem: Douglas Marques das Flores (árbitro); Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Fabio Rogério Baesteiro (auxiliares); José Guilherme Almeida e Souza (quarto árbitro)
Gol: Marcos Paulo (39’ do 1T) para a Ferroviária.
Botafogo – Gustavo; João Victor, Alan Dias, Matheus e Layon (Dener); Caetano (Rafael), Caio e Wesley (Arthur); Marlon (Everson), Murilo Oliveira (Edgar) e Dudu Hatamoto. Técnico: Diego Cabrera.
Ferroviária – Tom; Ednei, Fabão, Maurício e César Morais; Ralph, Ian Luccas e Emerson Santos (Marcos Paulo); Velicka (Rafael), Gleyson (Luiz Felipe) e Jhoninha (Pedro Maranhão). Técnico: Márcio Griggio.
Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA