Neste sábado (21), a Ferroviária foi até o Rio de Janeiro enfrentar a Portuguesa-RJ, no estádio Luso Brasileiro, em partida válida pela 13ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A partida terminou empata em 0 a 0.
Com o resultado, a Locomotiva chegou aos 27 pontos e permaneceu na liderança do Grupo A7. A AFE já está classificada para a próxima fase.
Na próxima rodada, a última da primeira fase, a Ferroviária vai enfrentar o Nacional-PR, na Fonte Luminosa, no sábado (28), às 15 horas.
O JOGO
Foi uma partida bastante equilibrada no estádio Luso Brasileiro. A primeira chance surgiu aos 11 minutos, quando Tiago Marques recebeu na entrada da área, cortou o zagueiro e chutou, mas o goleiro espalmou para escanteio. Aos 16, Nando Carandina recebeu na entrada da área e chutou, mas a bola subiu e foi pra fora. Aos 31, Anderson Rosa carregou a bola e tocou para Tiago Marques que, na entrada da área, chutou; a bola desviou e passou raspando a trave. Aos 36, Fernandinho carregou a bola pelo lado esquerdo, trouxe para o meio e chutou forte, o goleiro espalmou e fez boa defesa. Aos 39, Tony arriscou de fora da área e o goleiro defendeu. Aos 40, em chance clara de gol, a zaga da Portuguesa-RJ saiu errado, Tiago Marques ficou a bola, invadiu a área e o goleiro salvou os donos da casa.
Na volta para o segundo tempo, a primeira alteração na Ferroviária: entrou Everton Dias no lugar de Nando Carandina. Aos sete minutos, a Portuguesa-RJ chegou com perigo em chute de fora da área, e o goleiro Saulo fez boa defesa. Aos 13, nova chegada da Portuguesa-RJ, e Saulo fez uma grande defesa com a ponta dos dedos. Aos 19, Pio cobrou escanteio com perigo e quase marcou um belo gol olímpico, o goleiro salvou com as pontas do dedos. Aos 20, nova substituição na AFE: entrou Dudu Vieira no lugar de Pio. Aos 24, mais alterações: entraram Hygor e Jhoninha, saíram Fernandinho e Anderson Rosa. Aos 32, a última mudança na Locomotiva: entrou Gleyson no lugar de Tiago Marques. Final de jogo, Portuguesa-RJ 0 a 0 Ferroviária.
O técnico Paulo Roberto falou que é importante pontuar fora de casa. “Foi um jogo onde as duas equipes procuraram marcar muito. Foi um jogo muito disputado, principalmente no setor de meio campo. E o adversário, mesmo jogando em casa, na maior parte do jogo, não nos pressionou dentro do nosso campo. Um adversário que estava jogando em casa e nos respeitando. Foi um jogo que nós tivemos mais a posse da bola dentro do campo adversário, buscamos o gol. Viemos aqui para vencer o jogo mas, se não pudesse vencer, nós teríamos que pontuar. É muito importante também, nessa fase da competição, pontuar fora de casa”, disse.
Já o atacante Fernandinho comentou que o time criou chances de gol. “Conseguimos criar e ter chances de fazer gol mas, infelizmente, ele não saiu. Mas agora é trabalhar para a próxima semana que temos um jogo dentro de casa”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D – 13ª rodada
PORTUGUESA-RJ 0×0 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Luso Brasileiro (Rio de Janeiro-RJ)
Data/Horário: sábado, 21 de novembro de 2020, às 15 horas
Arbitragem: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (árbitro); Thiago Gomes Magalhães e Diego Luiz Couto Barcelos (assistentes); Daniel Victor Costa Silva (quarto árbitro)
Portuguesa-RJ – Victor; Watson (Valdir), Dilsinho, Marcão e Alan Pires; Muniz (PK), Mauro Silva, Cafu e Douglas Skilo (Chaveirinho); Adriano (Nathan) e André Silva. Técnico: Felipe Surian.
Ferroviária – Saulo; Lucas Mendes, Matheus Salustiano, Anderson Salles e Bruno Recife; Nando Carandina (Everton Dias), Pio (Dudu Vieira), Anderson Rosa (Jhoninha) e Tony; Fernandinho (Hygor) e Tiago Marques (Gleyson). Técnico: Paulo Roberto.
Texto e fotos: Tiago Pavini/Ferroviária SA