Neste sábado (07), a Ferroviária jogou a 11ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, na Fonte Luminosa, e bateu o Toledo-PR por 5 a 1. Os gols da AFE foram marcados por Lucas (contra), Tiago Marques Rezende (3) e Dudu Vieira (1). 

Com a vitória, a Locomotiva se mantém na liderança do Grupo A7 com 23 pontos. A próxima partida na competição será contra o Cascavel-PR, no Estádio Olímpico Regional (Paraná), na sexta-feira (13), às 16 horas.

O JOGO
Com apenas um minuto de jogo, após cruzamento de Lucas Mendes o zagueiro do Toledo cabeceou contra a própria meta deixando a Ferroviária na frente. Aos quatro, após boa troca de passes na intermediária, Fellipe Mateus passou para Tiago Marques, que bateu cruzado, mas a bola foi para fora. Aos dez, Branquinho invadiu a área pela esquerda, tocou para Tiago Marques que ajeitou para Pio chegar batendo de fora da área. Em seguida, Fellipe Mateus fez longo lançamento, Branquinho recebeu e achou Tiago Marques na pequena área. O artilheiro completou de primeira, marcando o segundo gol da AFE na partida aos 11 minutos. Aos 13, Branquinho recebeu dentro da área e bateu de primeira, mas a bola bateu na lateral direita, de fora, do gol do Toledo. Aos 24, Lucas Mendes cruza, Tiago Marques rapidamente tocou para o meio da área e Fellipe Mateus bateu, mas devido a pressão da marcação o chute saiu fraco e o goleiro defendeu. Aos 35, mais uma chance para a Locomotiva com Tiago Marques, que serviu Branquinho, ele invadiu a área e bateu rasteiro, a bola cruzou o gol e passou muito perto da trave. No lance seguinte, Branquinho cruzou na medida para Tiago Marques marcar um belo gol de cabeça, mas o bandeira assinalou impedimento, teria sido o terceiro gol grená. Aos 41, Lucas Mendes tabelou, entrou na área e cruzou rasteiro para Tiago Marques, que sem goleiro e com o gol aberto, só teve o trabalho de empurrar para dentro.

Tiago Marques comemora com Nando Carandina seu terceiro gol na partida.

Logo no início do segundo tempo, Pio dominou dentro da área e soltou um chutaço! O Goleiro Diego defendeu e espalmou para escanteio. Aos cinco, Matheus Salustiano carregou a bola no ataque, deixou dois marcadores para trás e sofreu falta na entrada da área. Em seguida, aos seis, Pio soltou uma bomba em cobrança de falta e o atacante Tiago Marques, bem posicionado, pegou o rebote e marcou o terceiro dele, o quarto da Locomotiva. Aos 16, substituição na Ferroviária: saíram Tony e Fellipe Mateus e entraram Anderson Rosa e Everton Dias. Alguns minutos depois, Pio saiu de campo para a entrada de Jhoninha e, aos 36, finalizando as substituições da equipe grená, saíram Tiago Marques e Nando Carandina e entraram Gleyson e Dudu Vieira. Aos 37, mais uma chance para a AFE com Anderson Rosa, que cobrou falta na área e, no rebote, Everton Dias, sem ângulo, chutou na trave. No minuto seguinte, Dudu Vieira recebeu passe de Branquinho, entrou na área e bateu pro fundo do gol, marcando o quinto da Ferroviária na partida. Aos 40, Anderson Rosa fez ótimo lançamento longo e Branquinho completou com um chute forte de fora da área. Aos 46, pênalti marcado para o Toledo, que converteu, finalizando a partida com o placar de 5 a 1.

Dudu Vieira marcou o último gol da Ferroviária na partida.

De acordo com o técnico Paulo Roberto, os atletas conseguiram se impor: “O que nós tínhamos que fazer na prática era traduzir a nossa superioridade, respeitando o adversário, entendendo que do outro lado tem atletas profissionais também, uma camisa que merece respeito. Mas nós tínhamos que nos impor e colocar em prática aquilo que nos trouxe a liderança da competição. O grupo assimilou muito bem e soube explorar os momentos de fragilidade que a equipe adversária apresentou durante a partida”, disse.

O meia Pio comentou sobre a oportunidade recebida como titular: “A gente tem que estar preparado. Não adianta receber uma oportunidade e não poder corresponder a expectativa. Eu me preparei, eu me capacitei para que, quando surgisse a oportunidade, eu pudesse dar conta do recado e ajudar a minha equipe a conseguir os três pontos”, pontuou.

FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 5 x 1 TOLEDO-PR
Data/horário:
Sábado, 07 de Novembro de 2020, às 18h00
Local: Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara/SP
Arbitragem: Paulo Jose Souza Mourão (árbitro); Leandro Matos Feitosa e Paulo Cesar Modesto (auxiliares); Flávio Roberto Mineiro Ribeiro (quarto árbitro)
Gols: Lucas (contra 1’ do 1T), Tiago Marques (aos 10’ e 40’ do 1T e aos 8’ do 2T) e Dudu Vieira (aos 40’ do 2T); Felipe Manoel (aos 49’ do 2T)

Ferroviária – Saulo; Lucas Mendes, Matheus Salustiano, Max e Arthur; Fellipe Mateus (Everton Dias), Pio (Jhoninha), Nando Carandina (Dudu Vieira) e Tony (Anderson Rosa); Tiago Marques (Gleyson) e Branquinho. Técnico: Paulo Roberto Santos.

Toledo-PR – Diego; Coutinho (Andrezinho), Chiesa, Henrique, Carlinhos; Correia (Pedro Silva), Felipe Recife, Romulo (Lucio), Robinho; PH (Tiago Gomes) e David (Bruninho). Técnico: José Maria Barbosa.

Texto: Millena Cravo/Ferroviária SA
Fotos: Tiago Pavini/Ferroviária SA