Nesta segunda-feira (05), as Guerreiras Grenás conquistaram uma importante vitória fora de casa, contra o Santos, pela 13ª rodada do Brasileiro Feminino. A Ferroviária venceu por 2 a 1, com gols de Rafa Mineira e Aline Milene. A goleira Luciana ainda defendeu um pênalti no início da segunda etapa, quando o placar mostrava 1 a 0 para a Locomotiva.

Com essa vitória, as Guerreiras somam 26 pontos e ocupam a 5ª colocação, se aproximando da classificação para a próxima fase.

No domingo, a Ferroviária volta a campo para enfrentar o São Paulo, às 19 horas, na Fonte Luminosa pela 14ª rodada do Brasileiro.

O JOGO
Jogando na Vila Belmiro, a partida começou bastante equilibrada, mas com o Santos tendo maior posse de bola. Aos 19 minutos, Rafa Mineira arriscou de longe e a goleira defendeu. Aos 22, após cobrança de falta na entrada da área, a goleira Luciana fez grande defesa. Aos 31, Sochor partiu com a bola dominada e chutou forte de fora da área, a goleira do Santos fez grande defesa e evitou o primeiro gol afeano. Aos 42, a Ferroviária abriu o placar com um golaço: quase do meio de campo, Rafa Mineira acertou um lindo chute e encobriu a goleira santista para fazer 1 a 0 para as Guerreiras.

Luciana defendeu pênalti logo no início do segundo tempo.

Na segunda etapa, a Ferroviária voltou com uma alteração: entrou a zagueira Gessica no lugar da Luana. Aos dois minutos, pênalti para o Santos, mas a goleira Luciana defendeu a cobrança de Larissa de forma espetacular. Aos nove, Rafa Mineira arriscou de longe e a bola passou perto do gol. Nova alteração na AFE: entrou Daiane no lugar da Maglia. Aos 20, Chu bateu forte e a bola tirou tinta da trave. Dois minutos depois, aos 22, o segundo gol das Guerreiras: Carol Tavares cruzou na área, Sochor ajeitou de cabeça e Aline Milene mandou para o fundo do gol, 2 a 0 para a Ferroviária. O Santos diminuiu aos 24, com Thaisinha. Aos 36, entraram Samia e Ludmila, saíram Rafa Mineira e Chu. Aos 42, entrou Nenê no lugar de Aline Milene. Aos 48, o Santos chegou com perigo, mas Luciana defendeu o chute cara a cara com a adversária. Final de partida, vitória da Ferroviária por 2 a 1.

A técnica Tatiele Silveira disse que as jogadoras tiveram um bom entendimento da partida. “Sabíamos que era um jogo importante, um clássico. Nós tivemos um entendimento muito grande das nossas jogadoras. Isso faz parte do nosso trabalho e também dessa entrega das jogadoras. O grupo está muito focado, está fechado. E nós viemos para fazer um grande jogo e graças a Deus deu tudo certo, saímos com os três pontos importantes”, falou.

FICHA TÉCNICA
BRASILEIRO FEMININO – 13ª rodada
SANTOS 1×2 FERROVIÁRIA

Local: Estádio Vila Belmiro (Santos-SP)
Data/Horário: segunda-feira, 05 de outubro de 2020, às 19 horas
Arbitragem: Humberto José Junior (árbitro); Patricia Carla de Oliveira e Bruno Silva de Jesus (assistentes); Pietro Dimitrof Stefanelli (quarto árbitro)
Gols: Rafa Mineira (42’ do 1T) e Aline Milene (22’ do 2T) para a Ferroviária; Thaisinha (24’ do 2T)

Santos: Michelle; Giovanna, Day Silva, Nath Rodrigues e Fe Palermo; Rita Bove, Gaby Soares e Erikinha; Thaisinha, Larissa e Ketlen. Técnico: Guilherme Giudice.

Ferroviária: Luciana; Carol Tavares, Andreia, Luana (Gessica) e Barrinha; Maglia (Daiane), Rafa Andrade e Rafa Mineira (Samia); Aline Milene (Nenê), Sochor e Chu (Ludmila). Técnico: Tatiele Silveira.

Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SA
Fotos: Carolina Melo/Ferroviária SA