A equipe feminina da Ferroviária está pronta para o retorno do Campeonato Brasileiro. O primeiro jogo das Guerreiras está marcado para esta quarta-feira (26), às 19h30, no Parque São Jorge, contra o Corinthians. Antes da pausa, a Locomotiva fez quatro jogos e conquistou quatro vitórias, sendo a líder da competição com 100% de aproveitamento.
As Guerreiras Grenás retornaram aos treinamentos presenciais no dia 29 de janeiro, quando realizaram exames do Covid-19, como indicava o protocolo de retorno da Federação Paulista de Futebol e da CBF.
Para a técnica Tatiele Silveira, a parte física das atletas é a maior preocupação para esta partida. “Nossa preocupação é a performance física das meninas. A gente quer ter a possibilidade de fazer um bom jogo, mas nós sabemos que estamos em construção. É um período de construção, com pouco tempo de trabalho. Sabemos da dificuldade do jogo, por tudo que envolve, mas estamos trabalhando forte desde o retorno e confiamos muito no nosso elenco”, afirmou.
De acordo com a treinadora, a partir deste retorno, a competição iniciará do zero. “Iniciamos bem a temporada, mas teremos, a partir de agora, um novo campeonato. Fomos surpreendidos com uma coisa que não estávamos esperando, a nível mundial, que foi a pandemia. Então nós temos que, a cada dia agora, reencontrar nosso trabalho e pensar a cada jogo, primeiramente no Campeonato Brasileiro, que é a competição que estamos agora e consequentemente o Campeonato Paulista, que ainda não temos uma data para o início, mas seguimos em contato com a Federação, que já confirmou a competição”, falou.
Em meio a paralisação, a Ferroviária anunciou um reforço conhecido para o torcedor afeano. A lateral-direita Daiane, que estava em Portugal, no Benfica, retornou ao clube onde conquistou Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, todos como capitã. “Estou muito feliz em retornar ao clube onde eu me sinto em casa. Quero seguir conquistando títulos com essa camisa e vamos trabalhar junto ao elenco para isso. Sabemos da qualidade que vamos enfrentar. O time do Corinthians é forte, mas treinamos muito para chegar bem e fazer uma grande partida”, afirmou.
Além do Campeonato Brasileiro e Paulista, a Ferroviária também disputará a Libertadores que, devido a pandemia do novo coranavírus, foi adiada para Fevereiro de 2021, de acordo com comunicado da Conmebol.
Pela competição nacional, a equipe volta a atuar na Fonte Luminosa após seis meses, quando enfrentou a Ponte Preta no dia 29 de fevereiro e venceu por 7 a 1, no dia 30 de agosto e enfrenta o Internacional-RS, às 15 horas.
Texto e foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA