A Ferroviária venceu o prêmio da Conferência Nacional de Futebol, a Conafut, de Melhor Departamento de Futebol Feminino em 2019, com 60% dos votos. Concorriam com a Locomotiva o Corinthians-SP e o Internacional-RS. A votação foi feita por júri técnico, que tinha 70% do poder do voto, 20% para os membros da Conafut e 10% na votação popular.
Em 2019, a Ferroviária foi Bicampeã Brasileira, única equipe a ter dois títulos na competição, vice-campeã da Libertadores e chegou entre as quatro melhores equipes do Campeonato Paulista. Além de ter feito boas campanhas no Brasileiros Sub-14 e Sub-16, ter conquistado o título do Festival da Federação Paulista de Futebol no Sub-14 e chegado na semifinal do Campeonato Paulista sub-17.
A premiação foi realizada de forma virtual, através do canal oficial da Conafut no YouTube. Quem recebeu o prêmio, também virtualmente, foi a Coordenadora de Futebol Feminino da Ferroviária, Carolina Melo. “É uma felicidade enorme fazer parte deste evento, ainda mais conquistando o prêmio. Estamos extremamente felizes e honrados com esse reconhecimento. Esse prêmio não é só da Ferroviária, é de Araraquara e de cada pessoa que acredita no futebol feminino. Cada atleta e cada funcionário da Ferroviária que dão a vida pelo projeto”, falou.
Carolina fez questão de ressaltar o trabalho que é desenvolvido na Ferroviária. “É um clube de vanguarda, que acredita no projeto e na evolução do futebol feminino desde o início dos anos 2000, quando poucos clubes se importavam com a modalidade. Hoje, o futebol feminino da Ferroviária é referência no país. O clube acredita na igualdade de gênero. As equipes masculinas e femininas compartilham da mesma infraestrutura, onde todos os departamento são integrados e somos um dos poucos clubes que manda seus jogos no mesmo estádio.”
Para o presidente da Ferroviária, Carlos Alberto Salmazo, o reconhecimento é importante para o clube. “A Ferroviária acredita no futebol feminino e investe nele, mesmo não tendo a obrigatoriedade que outros times tem. Tivemos um ano de 2019 muito especial. Nosso time principal ficou entre os melhores em todos os campeonatos disputados, incluindo o Bicampeonato Brasileiro inédito na modalidade e um vice na Libertadores. Somos, também, a primeira equipe campeã sob o comando de uma técnica mulher e com uma comissão técnica, majoritariamente formada por mulheres. Além disso, tivemos um ano excelente nas categorias de base, o que mostra que acreditamos no projeto do futebol feminino. Essa premiação é muito significativa para nós. Ainda mais por ser um evento de extrema importância para o cenário do futebol, como é a Conafut. É mais um golaço do nosso time feminino. Dentro ou fora de campo, um time de craques. Orgulho desta instituição”
O presidente também faz questão de fazer os agradecimentos devidos ao poder público municipal e aos torcedores. “Esse prêmio é de toda cidade. Temos que agradecer aos nossos torcedores, que sempre estão ao nosso lado e em todos os jogos estão apoiando nossas equipes. E claro, à Prefeitura Municipal, na pessoa do Edinho Silva, por todo suporte dado à Ferroviária em todos esses anos, é um grande incentivador e acredita muito no futebol feminino.”
Em 2020, antes da paralisação do novo coronavírus, a Ferroviária liderava o Campeonato Brasileiro com quatro vitórias em quatro jogos, tendo o melhor ataque da competição, com 17 gols feitos e apenas três tomados, sendo a terceira melhor defesa da competição. Ainda neste ano, disputará o Campeonato Paulista e a Libertadores da América, que acontecerá no Chile.
Texto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA
Foto: Reprodução/YouTube Conafut