Nesta quinta-feira (30), a Ferroviária realizou uma coletiva de imprensa virtual para apresentar o novo técnico da Locomotiva, Dado Cavalcanti, de 38 anos, que estava no time sub-23 do Bahia. A coletiva foi realizada ao vivo pelo Facebook oficial do clube, sem aglomerações e tomando os cuidados necessários de combate ao novo coronavírus.
Dado deverá chegar na cidade de Araraquara na semana que vem. “Pra mim é um prazer hoje estar comandando a Ferroviária, um clube tão tradicional no interior de São Paulo. Estou muito feliz e motivado por esta oportunidade, motivado para chegar o quanto antes em Araraquara e colocar a mão na massa, como se diz. Mas com tranquilidade, com responsabilidade, seguindo as orientações das pessoas responsáveis pela saúde no nosso país, no Estado de São Paulo, na cidade de Araraquara. Com saúde e responsabilidade”, disse o novo comandante grená.
O novo técnico também comentou sobre a sequência da temporada e a disputa de três competições: Paulistão, Copa do Brasil e Brasileiro Série D. “São três objetivos distintos. Já venho conversando com a cúpula de futebol da Ferroviária, hoje mesmo fizemos uma videoconferência. E talvez o campeonato chave do ano, que a é a Série D, (o acesso) pode nos trazer uma clara evidência de um cenário desportivo para 2021 muito maior, com mais jogos”, analisou, frisando também que todos os campeonatos são de extrema importância para o clube.
Dado também falou que está se inteirando sobre o elenco da Ferroviária e irá assistir todas as partidas que o time realizou na temporada. “É um estágio inicial de diagnóstico do que o clube apresenta hoje, de características individuais. Estou me inteirando, estou tendo o cuidado de assistir todos os jogos da Ferroviária durante o ano. E o mais importante é que o estilo e modelo (de jogo) que eu adote nos traga os resultados desportivos e técnicos que a Ferroviária almeja”. Ele ainda complementou falando sobre o estilo de jogo que ele procura. “Gosto muito de construir um jogo propositivo. Acima de tudo, com intensidade nas ações de campo e de jogo. A sequência de treinamentos é que vai nos dar o parâmetro de comparação e saber até onde poderemos chegar com esse estilo adotado”.
Sobre suas intenções, Dado deixou claro que pretende fazer um trabalho de médio a longo prazo, para deixar raízes na cidade de Araraquara. “A Ferroviária é uma equipe que vem em franca ascensão. A forma que o clube hoje enxerga o futebol é um atrativo maior. Eu pessoalmente já vislumbrava a possibilidade de voltar ao interior de São Paulo, onde fui muito feliz, e houve um casamento de ideias e proposições. A minha intenção não é só comandar a equipe de futebol profissional, mas participar efetivamente dos objetivos internos do clube, da sociedade de Araraquara, que quer ver o seu time jogando bem, jogando pra frente, conquistando títulos. E essa integração minha com a comissão técnica da casa, com o departamento de futebol de base, tudo isso me apeteceu para construir um trabalho efetivo e não apenas algo superficial, de comando de um time. Penso em levar ideias novas, agregar em tudo que já está sendo feito na Ferroviária e construir um trabalho bacana, de raízes, que traga retorno em todos os âmbitos que a Ferroviária espera. Essa talvez seja a maior aspiração de um comandante, de fazer um trabalho de médio a longo prazo”, afirmou.
O técnico também comentou sobre a congruência de objetivos do clube com os dele. “Na primeira conversa que tive, foi passado um panorama total do que é a Ferroviária, e de onde as pessoas que fazem a Ferroviária querem chegar. E ao visualizar esse projeto, eu me enxerguei nele, com as mesmas aspirações, mesmas ideias e ambições. Então eu posso afirmar que as nossas ideias batem e que, acima de tudo, estou muito motivado para esse novo desafio”, disse.
A coletiva na íntegra pode ser conferida abaixo:
Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SA
Foto: Reprodução Facebook