A Ferroviária fez história nesta quarta-feira (26): goleou o Águia Negra-MS por 6 a 2 na Fonte Luminosa e avançou pela primeira vez à 3ª fase da Copa do Brasil. Os gols da Locomotiva foram marcados por Henan, Tony, Claudinho (2), Max e Caio Rangel. Na próxima fase, ainda sem data e local definidos, a AFE irá enfrentar o vencedor do confronto entre América-MG e Operário-PR.
É a melhor campanha do clube na competição em sua história. Em duas partidas, são duas vitórias (2 a 0 contra o Avaí-SC e 6 a 2 contra o Águia Negra-MS), com oito gols marcados e dois sofridos. Antes, a melhor campanha da Locomotiva havia acontecido em 2016, quando o time passou de fase contra o Salgueiro-PE, mas foi eliminada pelo Fluminense-RJ na segunda fase.
O JOGO
Logo no início da partida, a Ferroviária pressionou o Águia Negra-MS. Aos dois minutos, Claudinho fez bela jogada individual e cruzou rasteiro, mas a zaga afastou antes de chegar no Hygor. Aos cinco, Lucas Mendes cruzou, a zaga a afastou e a bola sobrou para Tony, que chutou forte, mas desviou na zaga. Aos oito saiu o primeiro gol da AFE: Patrick Brey fez linda jogada pela direita, cruzou rasteiro e Henan, de carrinho, abriu o placar. O Águia Negra-MS empatou aos 18, mas a Ferroviária continuou pressionando o adversário. Aos 32, Patrick Brey sofreu pênalti. Tony cobrou com maestria e fez o segundo da Locomotiva. Aos 46, Claudinho carregou a bola e tocou na saída do goleiro para ampliar o placar e fazer seu primeiro gol como jogador profissional da Ferroviária. Dois minutos depois, Claudinho fez seu segundo gol na partida, o quarto da AFE: ele aproveitou rebote e, da intermediária, fez um belo gol por cobertura.
Na segunda etapa, o ritmo dos donos da casa não diminuiu. Aos 11 minutos, Tony ajeitou e Claudinho acertou a trave. Aos 14, Claudinho cruzou e o zagueiro Max dominou no peitou e, com tranquilidade, fez o quinto gol. Aos 31, Patrick Brey cruzou na área, Henan completou e o goleiro defendeu. Aos 35, Léo Artur fez boa jogada e finalizou para outra defesa do goleiro. Aos 38, o Águia Negra-MS diminuiu. Antes do final da partida, aos 48, Caio Rangel sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou, o goleiro defendeu mas, no rebote, ele marcou para dar números finais ao jogo: Ferroviária 6 a 2 contra o Águia Negra-MS.
O técnico Sergio Soares disse que o time se preparou emocionalmente para esta partida, e fez história. “Nós construímos esse resultado na preparação. Trabalhamos muito forte a questão emocional dos atletas e, pra que a gente avançasse dentro da competição, teríamos que fazer um grande jogo. E foi isso que aconteceu dentro da partida: o time se comportou bem, marcou pressão, diminuiu espaço, teve posse de bola, entrou pelos lados, infiltrou por dentro. E isso fez com que construíssemos um bom placar já na primeira etapa. Eu disse aos atletas que a gente tem sempre que se preocupar em fazer história. Esse grupo avançou à terceira fase da Copa do Brasil e já fez história dentro da Ferroviária. É importante pensarmos grande, pensar em estar buscando sempre resultados, resultados que te colocam numa condição diferente dentro do clube e dentro da própria competição”, falou.
Claudinho, das categorias de formação da Ferroviária, fez seus primeiros gols como profissional do clube. “Estava batendo na trave (as oportunidade de gol), estava chutando e os goleiros estavam pegando. E graças a Deus foi o meu primeiro gol como profissional, e já saiu o outro em seguida. Passa um filme na cabeça né, até ‘ontem’ eu estava na minha cidade jogando na escolinha, e apareceu a oportunidade e agora eu estou conseguindo aproveitar”, comentou.
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL 2020 – 2ª fase
FERROVIÁRIA 6×2 ÁGUIA NEGRA-MS
Local: Estádio Fonte Luminosa (Araraquara)
Data/Horário: quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020, às 20h30min
Arbitragem: Jonathan Antero Silva (árbitro); Márcia Bezerra Lopes Caetano e Rener Santos de Carvalho (assistentes); Rafael Gomes Felix da Silva (quarto árbitro)
Público e renda: 1.310 pessoas / R$17.455,00
Gol: Henan (8’ do 1T); Tony (33’ do 1T); Claudinho (46’ do 1T e 48’ do 1T); Max (14’ do 2T); Caio Rangel (48’ do 2T)
Ferroviária: Saulo; Lucas Mendes, Elton, Max e Bruno Recife; Mazinho, Tony (Karl), Claudinho (Léo Artur) e Patrick Brey; Henan e Hygor (Caio Rangel). Técnico: Sérgio Soares.
Águia Negra-MS: Filipe Panek; Marcelinho, Felipe Virgulino, Jonathan Bahia e Teteu (Pedro Henrique); Jorginho, Wesley Mutuca, Marinho (Leomir Silva) e Erick Bahia (Adriano Luiz); Salomão e Preto. Técnico: Rodrigo Casca.
Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA