A Ferroviária derrotou o Avaí-SC por 2 a 0, nesta quinta-feira (13), na Fonte Luminosa, e avançou para a próxima fase da Copa do Brasil. Os gols da Locomotiva foram marcados por Henan e Hygor. Na próxima fase, a Ferroviária vai enfrentar o Águia Negra-MS, ainda sem data e horário definidos pela CBF. O jogo será novamente na Fonte Luminosa e, desta vez, diferentemente da fase inicial, em caso de empate no tempo normal a partida irá aos pênaltis.
O JOGO
Precisando da vitória para avançar à próxima da fase, a Ferroviária foi pra cima do Avaí-SC desde o início da partida. Aos quatro minutos, Claudinho chutou forte e obrigou o goleiro a fazer boa defesa. No minuto seguinte, o Avaí-SC chegou com perigo ao ataque a acertou o travessão. Aos 12, após cobrança de escanteio de Tony, Hygor cabeceou, a bola bateu no travessão e quicou em cima da linha do gol, mas não entrou. Aos 16, Euller cruzou e Hygor cabeceou, e a bola passou rente à trave. Aos 24, Henan dominou na entrada da área e betu forte, mas a bola foi pra fora.
Na segunda etapa, logo no início, aos 3 minutos, Henan partiu com a bola dominada e foi derrubado pelo goleiro. O juiz marcou pênalti para a Ferroviária. Na cobrança de Tony, o goleiro Lucas Frigeri defendeu. Aos sete, o Avaí-SC chegou com perigo: Bruno Silva chutou e Saulo fez uma defesa espetacular. Aos 21, Claudinho chutou de fora da área, o goleiro deu rebote e Henan aproveitou para fazer o primeiro gol da Ferroviária. Cinco minutos depois, aos 26, Saulo lançou Hygor, que partiu sozinho com a bola dominada e tocou na saída do goleiro para ampliar o placar, 2 a 0 para a Locomotiva.
O técnico Sérgio Soares elogiou a postura da Ferroviária na partida. “Foi um jogo onde a equipe começou a ter aquela consistência de equilíbrio entre os setores. O resultado foi merecido por tudo o que nós fizemos dentro do jogo e com as atuações dos atletas, que estão todos de parabéns. A Ferroviária se comportou muito bem, buscou a classificação. Dentro desta Copa do Brasil, vimos que a maioria dos visitantes conseguiram a classificação. Classificamos vencendo e vencendo bem, um grande adversário que disputa uma Série B do Brasileiro”, disse.
O atacante Henan marcou seu primeiro gol com a camisa da Ferroviária, e comentou que a Locomotiva está melhorando a cada partida. “Realmente feliz pelo gol. Não só pelo gol, mas por ter melhorado meu desempenho. A gente vê que a cada partida que passa a Ferroviária está melhorando. O Avaí-SC com um empate sairia daqui classificado. Então, desde o início da partida, propusemos o jogo. No primeiro tempo tivemos algumas oportunidades e não fizemos. Então, sabíamos que precisávamos nos expor um pouco mais no segundo tempo para que o gol pudesse sair. A equipe está de parabéns”, falou.
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL 2020 – 1ª fase
FERROVIÁRIA 2×0 AVAÍ-SC
Local: Estádio Fonte Luminosa (Araraquara)
Data/Horário: quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020, às 16h30min
Arbitragem: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (árbitro); Cristhian Passos Sorence e Tiago Gomes da Silva (assistentes); Marcio Henrique de Gois (quarto árbitro)
Público e renda: 1.398 pessoas / R$18.040,00
Gol: Henan (21’ – 2ºT) e Hygor (26’ – 2ºT) para a Ferroviária.
Ferroviária: Saulo; Lucas Mendes, Carlão (Elton), Max e Euller (Patrick Brey); Mazinho, Tony, Claudinho e Felipe Ferreira (Léo Artur); Henan e Hygor. Técnico: Sérgio Soares.
Avaí-SC: Lucas Frigeri; Arnaldo (Lourenço), Betão, Airton, Zé Marcos (Vinicius Jaú) e Capa; Bruno Silva, Pedro Castro e Valdívia (Alemão); Rildo e Jonathan. Técnico: Augusto Inácio.
Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA