Técnico do sub-20, Leonardo Mendes faz curso na Argentina O técnico da equipe sub-20 da Ferroviária realizou, recentemente, um curso de aprimoração na Argentina. O curso de treinadores da ATFA (Asociación de Técnicos del Futból Argentino) tem duração de 25 meses, é o único da América do Sul reconhecido na Europa e é similar à Licença Pro da UEFA.

Durante o curso, todos os treinadores estudam 18 matérias e realizam a prova final, de cinco dias, na sede, em Buenos Aires. Além da parte técnica, o curso também é voltado para uma ótica social e pedagógica, já que a profissão exige, em muitos momentos, tratamento social com os atletas.

Para Leonardo Mendes, que já tem a Licença B da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o curso foi de muito aprendizado. “O curso da ATFA proporcionou um conhecimento farto, por desenvolver diversas áreas que circundam um treinador de futebol. Algumas disciplinas em especiais, (Linguagem Futebolística, Neurociências, Administração e condução de equipes e Psicologia), me deram uma visão mais ampla para seguir a carreira, podendo contribuir de uma maneira mais positiva no desenvolvimento dos atletas.”

Após realizar boa campanha no Campeonato Paulista sub-20, em 2019, a Ferroviária inicia sua preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece em janeiro, em Araraquara, já oficializada como uma das sedes da competição.

Texto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

Foto: ATFA/Divulgação